Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Opinião- a melhor maneira de virar notícia 5

Opinião- a melhor maneira de virar notícia

Regina Ramalho176

Esta semana, a gestora de comunicação Regina Ramalho, explica os caminhos da notícia, para aqueles que têm uma opinião fundamentada e relevante para compartilhar com seu público ecom a sociedade. Confira!


Publicado: 22-04-15
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima - Studio Artes
Colunista: Regina Ramalho,

fundadora do Notícia Pró Trabalho, jornalista, jurista, cerimonialista e gestora especializada em comunicação, estratégica e construção de imagens. Consultora comportamental, facilitadora organizacional e VP (Vendedora Profissional), título mais recente, mas do qual muito me orgulho, pois ajudou a manter Notícia Pró Trabalho no ar.

 

Quem deseja ou necessita ficar conhecido, seja liderança de grupo, movimento sindical, empresário ou classe política, deve ter em mente alguns pontos importantes.

Um dos principais deles é a necessidade de se ter e expressar sua opinião sobre os assuntos que afetam a sociedade. Isso é um ato que exige não só conhecimento e coragem, mas também alguns cuidados.

Vamos comentar os conselhos de Mahatma Gandhi, sábio comunicador para ilustrar nossa reflexão sobre opinião.

“Nunca use violência de nenhum tipo. Nunca ameace com violência de nenhum modo. Nunca sequer tenha pensamentos violentos. Nunca discuta, porque isto ataca a opinião do outro. Nunca critique, porque isto ataca o ego do outro. E o seu sucesso está garantido”, Mahatma Gandhi
“Divergência de opinião jamais deve ser motivo para hostilidade”, reforça Gandhi.

Gandhi foi a prova viva que é possível ter opinião sobre tudo, sem que esta seja desrespeitosa para com as dos demais ou muito menos agressiva.

Construindo a sua própria opinião:
Ter opinião é um exercício contínuo que exige do interlocutor discernimento e visão crítica capaz de peneirar o conhecimento sobre os fatos do dia a dia, separando o que é um fato do que é apenas uma opção, ou tendência.

Formar o seu próprio entendimento sobre aquilo (por exemplo: terceirização de mão de obra) escrevê-lo e compartilhá-lo com as demais pessoas.

Quanto mais sua opinião for pautada em estudos, pesquisas, experiências e depoimentos de quem é ou foi beneficiado com a questão, mais chances existem de sua opinião virar notícia e ficar muito conhecida.

É importante lembrar que “Opinião”, não é algo imutável, isso é, que não pode ser mudada. Assim como você está em constante evolução a sua opinião também está e cresce com você.

O único cuidado é que ela não seja modificada apenas com a mudança dos ventos, mas pautada e explicada com base no conhecimento de novos acontecimentos. Fatos que o farão desacreditar de velhos conceitos e abraçar os novos.

Raul Seixas, falava sobre a possibilidade de mudar de opinião e da grandeza deste ato na música Metamorfose Ambulante:

“Quero dizer agora o oposto do que eu disse antes. Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante. Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...”, Seixas

Para te motivar a escrever, participar do debate em sociedade e da abertura de novos caminhos e possibilidades, encerramos o bate papo de hoje com um pensamento do filósofo de Platão:

“Não devemos de forma alguma preocupar-nos com o que diz a maioria, mas apenas com a opinião dos que têm conhecimento do justo e do injusto, e com a própria verdade”, Platão.


Até a próxima semana.

Outras informações- www.anigercomunicacao.com.br