Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Não existe aprendizagem maior do que falhar 58

Não existe aprendizagem maior do que falhar

Esta semana o professor Wanderley Rodrigues Junior, afirma: “Não há crescimento sem aprendizagem. Não há aprendizagem sem falhas. E você nunca saberá se falhará se não tentar.”, professor. 
 
Wanderley 2016Publicado: 03/06/15
Colunista: Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras,  Tradutor e Intérprete, coordenou a Academia de  Microfinanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo,  microfinanças e marketing pessoal. Atualmente realiza palestras sobre empreendedorismo e marketing  pessoal e ministra  Língua Portuguesa para candidatos a concursos públicos.
Foto: Edi Souza e Nalva Lima
 
Muitas pessoas sedentas pelo sucesso e ascensão imediatos não suportam a ideia de falharem por terem depositado uma confiança acima da média não nelas mesmas, mas em terceiros. 
 
A transferência da culpa é bem mais fácil e cômoda do que a sua autoaceitação. Mas ainda há aquelas pessoas que, através de muita humildade e avaliação de consciência, assumem o próprio prejuízo. No entanto, estas mesmas pessoas fazem uma avaliação e reflexão errada chegando a uma conclusão mais errada ainda: “fracassei!”
 
Não crie uma imagem de derrotado de si mesmo! Isso não lhe serve.
Elimine imediatamente a palavra fracasso de seu vocabulário. Ninguém fracassa. Os grandes nomes que já alcançaram seus objetivos na vida já falharam em algum momento de seu processo de criação, mas nem por isso esmoreceram ou desistiram.
 
Thomas Alva Edison, antes de chegar à lâmpada definitiva, falhou 1150 vezes, mas nem por isso desistiu de seu sonho, de seu projeto. E ainda disse: “Eu não falhei. Eu apenas encontrei mil maneiras que não deram certo”.
Percebe como o olhar por outro ângulo muda tudo?
 
Saia do seu conservadorismo de pensar sempre do mesmo jeito e reforme a sua mente com pensamentos positivos e motivadores! Como conquistar o seu sonho se você mesmo o transforma em um pesadelo?
“Errei sim, fracassei com certeza. Mas isso é um sinal de que a retomada será mais amena, pois a experiência me serviu de lição e aprendizagem.” Este é o pensamento!
 
Sempre há o que se tirar do ponto onde se falhou para que se faça melhor da próxima vez. Supere-se!
Não há crescimento sem aprendizagem. Não há aprendizagem sem falhas. E você nunca saberá se falhará se não tentar.
Portanto, lembre-se: muitas vezes, falhar é uma lição necessária dentro do processo da aprendizagem.