Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Autoconfiança 74

Autoconfiança

Essa semana o professor de empreendedorismo Wanderley Rodrigues Junior questiona: “Quantas vezes você já planejou e tentou iniciar um negócio e paralisou o processo no meio do caminho?”. No artigo da semana o professor ensina exercícios para romper fronteiras e partir para ação. 
 
Publicado: 25/09/15
Colunista: Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras,  Tradutor e Intérprete, coordenou a Academia de Microfinanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, microfinanças e marketing pessoal. Atualmente realiza palestras sobre empreendedorismo e marketing  pessoal e ministra  Língua Portuguesa para candidatos a concursos públicos.
Foto: Edi Souza e Nalva Lima
 
Wanderley 2016Quantas vezes você já planejou e tentou iniciar um negócio e paralisou o processo no meio do caminho? Ainda não estava preparado suficientemente, o orçamento ficou além do limite esperado por terem aparecido muitos imprevistos, estão lhe faltando ideias inovadoras e falta de mão-de-obra qualificada podem ser algumas das mil e uma desculpas para que se construa um verdadeiro muro de Berlim entre o seu sonho e a sua meta de realização. 
Onde está a dificuldade verdadeiramente?
 
Segundo pesquisas e levantamentos realizados nos últimos anos, mais de 80% dos casos estão na autoconfiança do próprio empreendedor que, por algum motivo, está enfraquecida ou inexistente.
Pensemos juntos: é mais fácil errar e nada dar certo com quem está entrando no mundo dos negócios apenas com a cara, a coragem e algumas dicas de conhecidos ou com quem foi atrás de informações reais sobre o ramo em que se deseja empreender, frequentou cursos de empreendedorismo, procurou fazer leituras, em jornais e revistas, sobre a sua atividade comercial e até já sondou o mercado financeiro a respeito de tendências econômicas sobre a sua temática?
Então o que lhe falta é a autoconfiança.
 
Mais do que ninguém você deve acreditar firmemente em você mesmo e em suas capacidades que foram desenvolvidas e melhoradas a partir de muito esforço, dedicação e estudo. Tudo aquilo que você começar a fazer não sairá do zero. Tenha convicção de que você está preparado e qualificado para enfrentar um novo desafio em sua vida e que, por mais que falhas possam aparecer, todo processo é constituído de uma nova aprendizagem a cada dia, a cada instante, a cada novo contato.
 
Especialistas, não só em empreendedorismo como também em psicoanálises, recomendam o seguinte exercício: fique à frente de um espelho, preferencialmente de corpo todo, logo ao acordar e repare muito bem qual é a imagem que está bem à sua frente. Você quer ver ali um guerreiro, um batalhador, um vencedor ou um fracassado que nem ao menos se permitiu dar uma chance ao próprio crescimento?
 
Diga em voz alta que hoje será um dia melhor do que foi ontem e que você não sabe o significado de palavras negativas e desmotivadoras, que o seu sangue está fervilhando ávido pelo trabalho árduo e pelo sucesso cujos resultados trarão todos os méritos e recompensas não só a você mas a toda a sua família.
Erga cada vez mais a cabeça e sinta uma energia boa e crescente tomar conta de seu coração e sinta-a correr, como uma descarga elétrica fortalecedora, por todo o seu corpo, bem como a sua cabeça ao mesmo tempo leve das preocupações diárias, mas com mil ideias novas para serem estudadas e colocadas em prática sem medo.
 
Foco, determinação e autoconfiança são itens importantes no café da manhã servido ao seu espírito empreendedor para que este fique bem nutrido e fortificado a cada início de um novo dia. Ou você prefere ficar só no pão com  manteiga?