Home/ Editorias/ Qualificacao/ NETWORKING

NETWORKING

Na coluna desta semana, o Psicólogo e Life Coaching Felipe Siqueira dialoga sobre: Networking! - “Na carreira não basta fazer contatos, é preciso fazer um bom networking!” - sugere o colunista.
 
 Publicado: 04/08/15
Colunista: Felipe Siqueira - Psicólogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultório clínico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos.
Foto: Edi Sousa e Nalva LimaStudio Artes.
 
 Na carreira não basta fazer contatos, é preciso fazer um bom networking!
Todas as pessoas possuem o seu valor e algo a agregar. Para obter oportunidade na carreira ter um bom networking é fundamental, e uma prática recorrente de relacionar-se com outras pessoas pode ampliar significativamente suas chances no mercado de trabalho. 
 
O networking consiste em fazer e manter contato com outros profissionais. Não basta entrar nas redes sociais e adicionar o máximo de usuários e perfis disponíveis, ou distribuir seus cartões de visitas nos evento em que marca presença. Para criar e gerenciar uma boa rede de contatos profissionais, primeiramente observe se há potencial de relacionamento futuro para oportunidades, seja como fornecedor, parceiro de negócios, sócio ou até mesmo funcionário. 
 
Num curso, reunião importante, numa palestra, workshop ou quaisquer outros eventos que você identificar uma possibilidade que favoreça fazer contatos, ao invés de se manter em grupos conhecidos, busque um envolvimento com pessoas novas. 
 
Haja mais como ouvinte e questionador. Faça perguntas interessantes sobre o outro, construindo uma conversa que gere conteúdos que possam ser aproveitados futuramente, sem falar demasiadamente de si, da sua carreira e da empresa que possui ou trabalha. 
A estratégia e a longevidade do seu networking dependerão mais da qualidade das conexões que você estabelecer e do que da quantidade de pessoas que forem inseridas nela. Para manter sua rede de contatos ativa, a dica é manter uma comunicação recorrente, interagindo em datas de aniversário, enviando matéria ou artigo que possa acrescentar à relação e fazer a diferença. 
 
A troca de conhecimento pessoal também pode ser valiosa e enriquecedora, todavia, quando a conexão é autêntica. Seus contatos podem transitar além da esfera profissional, ou seja, mesmo em outros momentos da vida pessoal. O Networking pode iniciar como um processo de construção de contatos motivada por interesses mútuos, porém, podendo gerar interessantes e excelentes amizades pessoais. Crie sua rede de contatos e expanda sua capacidade de formar relacionamentos pessoais e profissionais sólidos!
Beijos e abraços múltiplos!
By – Felipe Siqueira
Outras informações:
conexaocomfelipe@gmail.com
facebook/felipedossantossiqueira
LinkedIn: Felipe dos Santos Siqueira
Whatsapp: + 55 * 11 993 905 005
www.trilhavocacional.com.br
 
Obs: O Pró Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos é feito contrato próprio e apresentação de nota fiscal do Pró Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pró Trabalhador.