Home/ Editorias/ Qualificacao/ COMUNICAÇÃO QUE CONECTA

COMUNICAÇÃO QUE CONECTA

Na coluna desta semana, o Psicólogo e Life Coaching Felipe Siqueira dialoga sobre: Comunicação que conecta! - “A comunicação assertiva acontece quando se estabelece uma verdadeira conexão “ - observa o colunista.
 
Publicado:14/07/15
Colunista: Felipe Siqueira - Psicólogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultório clínico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos.
Foto: Edi Sousa e Nalva LimaStudio Artes.
 
A comunicação assertiva acontece quando se estabelece uma verdadeira conexão!
A comunicação se dá por qualquer processo pelo qual compartilhamos informações, fazemos questionamentos, trocamos ideais, expressamos nossos pensamentos e sentimentos para se conectar com as pessoas e com o mundo. É um precioso instrumento com o qual o meio nos explora e vice e versa. Além do instinto de sobrevivência física, se comunicar é uma das mais importantes necessidades humanas. 
Se faz importante considerarmos que o processo de se comunicar não é restrito a fala enquanto expressão verbal, mas também as expressões não verbais, levando em consideração que o nosso próprio corpo fala. Na carreira a boa comunicação é fundamentalmente estratégica dentro do contexto organizacional para ser ter oportunidades neste âmbito. Para tanto, precisamos desenvolver as habilidades cognitivas de nos comunicarmos, baseadas no uso da linguagem e na capacidade de se conectar com as pessoas, considerando nossas próprias características de personalidade e comportamento e aprendendo a controlar o corpo e as emoções. 
Diversas formas de se comunicar podem contribuir para uma carreira de sucesso. Um bom comunicador é aquele consegue se entregar ao outro, permitindo que nesta entrega as mensagens sejam transmitidas com total clareza e objetividade, recorrendo sempre que possível, à recursos que enriqueçam o processo com o interlocutor.
O desafio de se comunicar é um constante caminho rumo ao autoconhecimento, aprendizado e compreensão. Mas para isto não basta falar bem, utilizando corretamente as regras gramaticais, é preciso mobilizar nossos recursos internos e externos para facilitar o diálogo. A cada interação é como se atualizássemos o que vemos no outro. Portanto, permita com que o outro também tenha autonomia de guiar a conversa. Se assegure que a opinião correta a seu respeito foi formada, quebrando o paradigma da primeira impressão. Conviva com pessoas diferentes, busque aprender experiências vivenciadas pelo outro. Olhe nos olhos, questione o que não está claro, valorize o conteúdo fornecido. Se coloque no lugar do outro e reflita como se sentiria na outra posição.
Conseguir colocar em prática esses exercícios faz parte da ação corajosa de quem busca uma comunicação cada vez mais assertiva. Com o tempo podemos adicionar mais cultura e beleza às nossas expressões, seja socialmente ou profissionalmente. Comece buscando na comunicação sua própria identidade para expressar quem você é!
Beijos e abraços múltiplos!
By – Felipe Siqueira
 
Obs: O Pró Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos é feito contrato próprio e apresentação de nota fiscal do Pró Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pró Trabalhador.