Home/ Editorias/ Qualificacao/ APRENDER A APRENDER

APRENDER A APRENDER

Na coluna desta semana, o Psiclogo e Life Coaching Felipe Siqueira dialoga sobre: Aprender a aprender! - “Acredito que a leitura pode ser uma fonte inesgotvel de aprendizado!” - afirma o colunista.
 
 Publicado: 30/06/15
Colunista: Felipe Siqueira - Psiclogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultrio clnico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos. 
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima Studio Artes.
 
Acredito que a leitura pode ser uma fonte inesgotvel de aprendizado!
 
Ler um poderoso hbito que nos d acesso para conhecer infinitos mundos e ideias. A revolução tecnolgica constantemente remodela a base da sociedade em ritmo acelerado para novas formas de acessibilidades e inovações que garantem a velocidade de informações e inmeras possibilidades de acessar contedos para leitura.
Ao longo doa anos inmeros registros foram escritos para que possamos descobrir e aprender novas culturas, histrias e hbitos diferentes, compreendemos a realidade, o sentido real das ideias, vivências, sonhos, experiências e visões compartilhadas... Diante deste fato, podemos considerar a leitura como uma das mais importantes possibilidades de aprendermos e nos desenvolvermos, mas importante ressaltar que para isso devemos ter consciência desta necessidade, alm de buscarmos a pratica do hbito pela leitura. comum associarmos a leitura somente com textos literrios e didticos e muitas vezes nos desmotivarmos por limitarmos nossa visão somente materiais tcnicos, ou seja, criamos um pr-conceito numa relação que não gera interesse para que seja despertada a vontade de ler.
 
Convm deixar claro que a falta do hbito e interesse pela leitura provm de falhas do nosso sistema de educação e que não devemos enxergar de forma generalizada, pelo contrrio, existem pessoas que realmente se dedicam leitura de forma habitual e prazerosa. Para que possamos transformar o hbito de ler, podemos partir de contedos que possam nos interessar, independente do gênero. 
 
Atravs da descoberta da leitura realizada com prazer, possvel desenvolvermos nossa imaginação, ampliarmos nossa visão do mundo, enriquecermos nosso vocabulrio, aprendermos linguagens diferenciadas e nos desenvolvermos pessoal e profissionalmente. 
Se soubermos utilizar as novas tecnologias, como aliadas, iremos otimizar nosso processo de leitura, e isto nos possibilitar relacionar informações e conhecimentos, com a oportunidade de aprender a aprender.
Beijos e abraços mltiplos!
 
By – Felipe Siqueira
 
Outras informações:
 
conexaocomfelipe@gmail.com
 facebook/felipedossantossiqueira
 LinkedIn: Felipe dos Santos Siqueira
 Whatsapp: + 55 * 11 993 905 005
www.trilhavocacional.com.br
 
Obs: O Pr Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos feito contrato prprio e apresentação de nota fiscal do Pr Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pr Trabalhador.