Home/ Editorias/ Qualificacao/ APRENDER A APRENDER

APRENDER A APRENDER

Na coluna desta semana, o Psicólogo e Life Coaching Felipe Siqueira dialoga sobre: Aprender a aprender! - “Acredito que a leitura pode ser uma fonte inesgotável de aprendizado!” - afirma o colunista.
 
 Publicado: 30/06/15
Colunista: Felipe Siqueira - Psicólogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultório clínico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos. 
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima Studio Artes.
 
Acredito que a leitura pode ser uma fonte inesgotável de aprendizado!
 
Ler é um poderoso hábito que nos dá acesso para conhecer infinitos mundos e ideias. A revolução tecnológica constantemente remodela a base da sociedade em ritmo acelerado para novas formas de acessibilidades e inovações que garantem a velocidade de informações e inúmeras possibilidades de acessar conteúdos para leitura.
Ao longo doa anos inúmeros registros foram escritos para que possamos descobrir e aprender novas culturas, histórias e hábitos diferentes, compreendemos a realidade, o sentido real das ideias, vivências, sonhos, experiências e visões compartilhadas... Diante deste fato, podemos considerar a leitura como uma das mais importantes possibilidades de aprendermos e nos desenvolvermos, mas é importante ressaltar que para isso devemos ter consciência desta necessidade, além de buscarmos a pratica do hábito pela leitura. É comum associarmos a leitura somente com textos literários e didáticos e muitas vezes nos desmotivarmos por limitarmos nossa visão somente à materiais técnicos, ou seja, criamos um pré-conceito numa relação que não gera interesse para que seja despertada a vontade de ler.
 
Convém deixar claro que a falta do hábito e interesse pela leitura provém de falhas do nosso sistema de educação e que não devemos enxergar de forma generalizada, pelo contrário, existem pessoas que realmente se dedicam à leitura de forma habitual e prazerosa. Para que possamos transformar o hábito de ler, podemos partir de conteúdos que possam nos interessar, independente do gênero. 
 
Através da descoberta da leitura realizada com prazer, é possível desenvolvermos nossa imaginação, ampliarmos nossa visão do mundo, enriquecermos nosso vocabulário, aprendermos linguagens diferenciadas e nos desenvolvermos pessoal e profissionalmente. 
Se soubermos utilizar as novas tecnologias, como aliadas, iremos otimizar nosso processo de leitura, e isto nos possibilitará relacionar informações e conhecimentos, com a oportunidade de aprender a aprender.
Beijos e abraços múltiplos!
 
By – Felipe Siqueira
 
Outras informações:
 
conexaocomfelipe@gmail.com
 facebook/felipedossantossiqueira
 LinkedIn: Felipe dos Santos Siqueira
 Whatsapp: + 55 * 11 993 905 005
www.trilhavocacional.com.br
 
Obs: O Pró Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos é feito contrato próprio e apresentação de nota fiscal do Pró Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pró Trabalhador.