Home/ Destaques/ O que Seleo por Valores?

O que Seleção por Valores?

AkemifotoFoto: Edi Sousa Studio Artes

Colunista: Akemi Shida psicloga, coach de carreira e processos seletivos, psicodramatista, escritora e consultora comportamental, com MBA em Gestão Estratgica de Negcios. H mais de 15 anos atuou como Headhunter em grandes organizações. Em Angola foi uma das responsveis pela rea de Recursos Humanos que recebeu o primeiro Certificado da ISO no pas.

#PraCegoVer: Akemi descendente de oriental com brasileiro, branca. Usa cabelos pouco abaixo dos ombros pretos com mexas douradas. Est com os braços cruzados e usa camisa de botões e mangas compridas, na cor preta.

 

O mercado de trabalho mudou e as atitudes são os fatores cruciais para o seu sucesso profissional. Em outro artigo expliquei que competência o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, e que a frmula que um selecionador usa para contratar era que a atitude igual a somatria de conhecimentos e habilidades.

E vocês j perguntaram o porquê que isto aconteceu, por qual o motivo as empresas estão cada vez mais deixando de contratar pelo currculo? Todos ns j ouvimos que as empresas contratam pelo currculo e demitem pela atitude. O mundo do trabalho mudou, as instituições cada vez mais sabem que as pessoas aprendem o que tcnico, o conhecimento, um determinado negcio, porm não tem como aprender o que você . E você ser contratado pela sua essência, pelos seus valores e por suas crenças, sendo que estas precisam estar alinhadas s empresas contratantes.

Você ser contratado pelo que você como um todo e não pela sua experiência profissional. As empresas estão preocupadas em saber como o ser humano na sua totalidade e o seu potencial do que simplesmente informações ou experiências tcnicas.

Selecionar profissionais por valores passou a ser o maior desafio da rea de atratividade e seleção de uma empresa, pois quando h o alinhamento de valores entre a empresa e seus colaboradores, esta relação mais slida e ter mais longevidade.

A geração mais jovem e a nossa sociedade atualmente buscam mais propsito nas suas relações, percebemos isto quando vamos escolher uma empresa para nos associar ou fornecer um serviço. Não queremos, por exemplo, estabelecer parcerias, ver a nossa imagem associada com instituições que maltratam animais ou que poluem a natureza.

A cultura da empresa determina como ela se comporta e consequentemente quais são os seus valores, estes são os princpios e objetivos que norteiam como esta atua no mercado. No processo de seleção o match de sucesso quando o comportamento das pessoas tem os mesmos princpios e objetivos, pois a forma como irão trabalhar, o “como” de suas ações terão o mesmo propsito da organização. E por isso passa a ser essencial a identificação dos valores nos processos seletivos, e esta a receita de sucesso para quem quer se recolocar e ter triunfo no papel profissional.

E vocês devem estar se perguntando o que devem fazer para ter êxito neste tipo de processo seletivo, a palavra de ordem autoconhecimento. Se não nos conhecermos, teremos dificuldades em identificar quais serão os nossos objetivos, nosso propsito, o que queremos e quais serão as profissões, carreiras e empresas que teremos satisfação e consequentemente a vitria e o reconhecimento.

Utilizando o conceito de seleção por valores, de acordo com Cibelli Pinheiro, isto , “fazer a escolha de um candidato com base em seus princpios e comportamentos e não apenas pelas suas competências tcnicas e habilidades”.

Nas entrevistas para identificar os valores dos profissionais as perguntas normalmente exploram a vida pessoal, suas relações interpessoais e familiares, suas motivações, seus objetivos e comportamentos dentro de situações de pressão, dificuldades, trabalho em equipe, entre outros. O ser humano repete comportamentos que os levaram ao sucesso durante a sua trajetria de vida e quando passamos por situações parecidas tendemos a repetir estes comportamentos. Ao relatar como resolvemos estas situações, por meio dos nossos comportamentos, expressamos os valores dentro das nossas ações. E este “casamento” entre os valores pessoais e os da empresa que nos motivar a termos comprometimento e dedicação na busca do nosso sucesso e o da organização.

 

 

 

Outras informações:

Whatsapp: (11) 98100-7322

E-mailcarreiraeproposito@gmail.com

Obs: A Notcia Pr Trabalho não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas. Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@noticiaprotrabalho.com.br, nestes casos feito contrato prprio e apresentação de nota fiscal da Notcia Pr Trabalho. Atenciosamente, Direção