Home/ Noticias/ Compartilhar de Dia Nacional do Surdo - Setembro Azul 08-09-17

Dia Nacional do Surdo – Setembro Azul

Dia Nacional do Surdo – Setembro Azul

Publicado: 08/09/2017


Colunista: Neivaldo Zovico, diretor do Escritrio Regional da FENEIS (na Federação Nacional de Educação eIntegração dos Surdos em São Paulo- SP). Professor, palestrante, consultorde acessibilidade para surdos e deficientes auditivos. Coordenador Nacional de Acessiblidade para surdos da FENEIS, Professor deMatemtica e Libras em Escolas Bilngue para surdos. Atuou na EMEBS “Helen Keller”. Professor de Libras em Ps Graduação.

Fotos: Edi Sousa


O mês de setembro um mês especial para a Comunidade Surda, visto que dia 26 de setembro comemoramos o Dia Nacional do Surdo, criado pela Lei n 11.796 de 29/10/2008.


O dia 26 de setembro um dia importante para a comemoração, pois no ano 1857 foi criada a primeira Escola de Surdos no Brasil na cidade de Rio de Janeiro. Na poca, o Imperador Dom Pedro II convidou o professor Surdo Huet da França para vir ao Brasil lecionar aulas s crianças Surdas no Instituto Imperial de Surdos-Mudos, hoje Chamado de Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES. O ensino em Lngua de Sinais Francesa poca influenciou diretamente na construção da Lngua Brasileira de Sinais.


A Comunidade Surda denomina o mês dos Surdos de "Setembro Azul" por alguns motivos:


- durante o XIII Congresso Mundial de Surdos na Austrlia, numa cerimônia que homenageava Surdos vtimas de opressão e audismo, o Dr. Paddy Ladd (surdo) usou uma fita azul como smbolo;
- smbolo para representar o perodo da Segunda Guerra Mundial em que os Deficientes usavam uma faixa azul no braço para identificação dos Nazistas e posterior assassinato;
- a escolha do Azul Turquesa se deu por ser uma cor viva que pode representar o SER SURDO, nos sentido de reconhecimento e valorização da Lngua de Sinais, da Cultura e Identidade Surda.


Internacionalmente tambm se comemora o Dia dos Surdos no dia 30 de setembro. A data deu-se pela lembrança do Congresso de Milão de 1880, no qual foi analisado e determinado a proibição do uso das Lnguas de Sinais na Educação Mundial dos Surdos, um marco triste para esta comunidade.


Sendo assim, durante todo o mês Setembro são realizados diversos eventos, tais como festas dos alunos surdos, seminrios, palestras, apresentações teatrais, passeatas, audiências pblicas, exposições, caminhadas e encontros dos Surdos em todas as cidades do Brasil e internacionalmente tambm.


um momento importante para que todos os rgãos pblicos e a sociedade brasileira reflitam sobre a importância do respeito comunidade surda, sua lngua e Cultura, compreendendo-os como cidadãos de direitos.
Outras informações:
http://sp.feneis.org.br/
Tel.: 11 2574-9151
falecom@sp.feneis.org.br