Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Receita para uma comunicação efetiva: Política de Portas Abertas artigo 21

Receita para uma comunicação efetiva: Política de Portas Abertas

#PraCegoVer Regina veste camisa social azul, com mangas na altura dos cotovelos e sorri.

Receita para uma comunicação efetiva: Política de Portas Abertas

Publicado: 21/03/2017
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima - Studio Artes
Colunista: Regina Ramalho, fundadora do Notícia Pró Trabalho, jornalista, jurista, cerimonialista e gestora especializada em comunicação, estratégica e construção de imagens. Consultora comportamental, facilitadora organizacional e VP (Vendedora Profissional), título mais recente, mas do qual muito me orgulho, pois ajudou a manter Notícia Pró Trabalho no ar.
#PraCegoVer: Regina veste camisa social azul, com mangas na altura dos cotovelos e sorri.

Hoje vamos falar sobre a importância de ter e manter as informações organizadas e como isto pode contribuir para o trabalho da imprensa e também para a conquista de mais espaços nos veículos de comunicação.

Que tipo de informação o assessor de comunicação deve ter sempre organizado, atualizado e em mãos?

1. Números;
2. Dados das instituições (história, missão, produtos e serviços);
3. Cronogramas de ação dos próximos seis meses;
4. Nomes e contatos de no mínimo três pessoas relacionados, às diversas áreas da empresa (aptas e autorizadas a falar com a imprensa);
5. Cases e contatos (depoimentos de pessoas beneficiadas ou satisfeitas com a instituição);
6. Arquivo fotográfico das ações, produtos e serviços. Além de fotos de perfil, variadas de seus representantes em alta resolução (com os devidos créditos);
7. Mini currículo e Currículo completo dos seus representantes;
8. Entre outras informações que variam conforme o tipo de instituição.

Vamos reservar um espaço para falar sobre serviços públicos.

Quando se fala em instituições públicas, além dos itens acima, existe uma legislação específica chamada de “Lei da Transparência” que foi complementada em 27 de maio de 2009, que determina a disponibilização em tempo real, de informações e seus detalhes sobre a execução orçamentária e
financeira da União, Estados e seus Municípios. Tanto das Receitas (isso é, quanto recebeu), como também: das Despesas, Fornecedores, Programa, Ações e Projetos.

Infelizmente as redações estão cada vez mais ‘enxutas’. O que por um lado é muito ruim para os colegas nas redações que enfrentam longas jornadas e com muita pressão em razão do seu ‘Deadline’ (prazo limite para conclusão da produção de uma reportagem ou sugestão de pauta). Por outro, é a oportunidade perfeita, para os assessores que sempre mantêm essas informações organizadas. Nestes casos, as organizações, aparecem mais e podem ser sempre, lembradas
quando um ‘buraco’ (espaço vazio, por falha, erro ou imprevistos aparecem) e tem que ser preenchido com urgência.

Até a próxima coluna!

Outras informações:

www.anigercomunicacao.com.br