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Receita para uma comunicação efetiva: Política de Portas Abertas

Pra Cego Ver Regina veste camisa social azul, com mangas na altura dos cotovelos e sorri. Publicado: 21/03/2017
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima Studio Artes
Colunista: Regina Ramalho, professora, jurista, jornalista, empresária, cerimonialista e gestora especializada em comunicação estratégica e construção de imagens. CEO e proprietária do Pró Trabalhador Agência de Notícias. A única empresa no país especializada em comunicação inclusiva. 
 
Hoje vamos falar sobre a importância de ter e manter as informações organizadas e de que desta forma pode contribuir para o trabalho da imprensa e também para a conquista de mais espaços nos veículos de comunicação. 
 
Que tipo de informação o assessor de comunicação dever ter sempre organizado, atualizado e em mãos? 
 
1. Números
2. Dados das instituições (história, missão, produtos e serviços),
3. Cronogramas de ação dos próximos seis meses,
4. Nomes e contatos de no mínimo três pessoas relacionados, as diversas áreas da empresa (aptas e autorizadas a falar com a imprensa),
5. Cases e contatos (depoimentos de pessoas beneficiadas ou satisfeitas com a instituição),
6. Arquivo fotográfico das ações, produtos e serviços. Além de fotos de perfil, variadas de seus representantes em alta resolução (com os devidos créditos),
7. Mini currículo e Currículo completo dos seus representantes, 
8. Entre outras informações que variam conforme o tipo de instituição. 
 
Vamos reservar um espaço para falar sobre serviços públicos. 
 
Quando se fala em instituições publicas, além dos itens acima, existe uma legislação especifica chamada de “Lei da Transparência” que foi complementada em 27 de maio de 2009, que determina a disponibilização em tempo real, de informações e seus detalhes sobre a execução orçamentária e financeira da União, Estados e seus Municípios. Tanto das Receitas (isso é, quanto recebeu), como também: das Despesas, Fornecedores, Programa, Ações e Projetos. 
 
Infelizmente as redações estão cada vez mais ‘enxutas’. O que por um lado é muito ruim para os colegas nas redações que enfrentam longas jornadas e com muita pressão em razão do seu ‘Deadline’ (prazo limite pra conclusão da produção de uma reportagem ou sugestão de pauta). Por outro, é a oportunidade perfeita, pra os assessores que sempre mantem essa informações organizadas. Nestes casos, as organizações, aparecem mais e podem ser sempre, lembradas quando um ‘buraco’ (espaço vazio, por falha, erro ou imprevistos aparecem) e tem que ser preenchido com urgência. 
Até a próxima coluna!
Outras informações:
 www.anigercomunicacao.com.br