Home/ Destaques/ Compartilhar de 12 Dicas para o Sucesso 109

12 Dicas para o Sucesso 109

Pra Cego ver: professor veste terno escuro, camisa azul e aponta para frente. Fim Publicado: 15-12-16
Colunista: Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras, Tradutor e Intérprete, coordenou a Academia de  Microfinanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo,  microfinanças e marketing pessoal. Atualmente realiza palestras sobre empreendedorismo e marketing  pessoal e ministra  Língua Portuguesa para candidatos a concursos públicos.
Foto: Edi Souza e Nalva Lima
 
Muitas vezes abrimos essas páginas de redes sociais e deparamo-nos com uma variedade infinda de bobagens, só mesmo para a nossa diversão e o  arejamento  das ideias. No entanto, esta semana, muito me surpreendeu uma postagem que gostaria de compartilhar e comentar cada tópico, pois é bem pertinente à reflexão daqueles que reclamam da falta de oportunidades cuja culpa é fácil recair sobre a fluidez da própria vida.
Foram denominados “Os 12 Mandamentos do Sucesso”, porém, quem segue periodicamente esta coluna, perceberá muitos pontos já discutidos e desenvolvidos aqui por mim. Mas vale sempre à pena relembrá-los. Comecemos com os seis primeiros:
1. Pense grande, mas comece pequeno.
Nunca deixe de sonhar e tente colocar os seus projetos em prática. Mas comece com muita cautela e estudos prévios para que sejam vistos os resultados gradativamente e com segurança.
2. Planeje o amanhã, mas aja no hoje.
Tudo aquilo que objetivamos na vida deve ser feito com planejamento e cautela. Não bote tudo a perder pela pressa da obtenção de resultados. Visualize e deslumbre-se sim com um sucesso promissor, mas com os pés no chão, com aquilo que hoje está ao seu alcance. Tudo fará parte de um sistema em processo, em andamento. Não nos esqueçamos que nem Deus fez o mundo em um único dia!
3. Seja ousado, mas não banque o valentão.
Ousar é marca do espírito empreendedor. Você deve provar que o seu sonho é verossímel para você mesmo e através de seus próprios esforços e planejamentos dentro de seus limites. Empreender não é querer medir nem demonstrar força a terceiros. É surpreender-se na autorrealização.
4. Seja humilde, mas não tímido.
Compartilhe suas ideias e seja receptivo às dos outros que lhe rodeiam. Saiba falar na hora certa e, principalmente, muitas vezes, calar-se quando apropriado. Nem sempre aquele que mais fala é o que mais contribui. Ficar calado totalmente também pode deixar transparecer um falso medo de ousar e bloqueio e falta de ideias. Falar, opinar e escutar na medida e no momento certo são os pesos ideias na balança de um líder. 
5. Aprenda com o passado, mas se inspire no futuro.
Erros existem para que aprendamos com eles, por isso a cada tropeço, a cada gafe, deve-se voltar a uma revisão do planejamento, verificando aquilo que não deu certo, aquilo que poderia ter sido melhor ou evitado. Não se estuda para errar o mesmo ponto. Uma situação que passou poderá retornar em outro momento e você deverá estar preparado com aquilo que aprendera. Ações futuras com resultados dependem muito das medidas cautelares tomadas e siga em frente.
6. Seja orgulhoso, mas arrogante nunca.
A pior demonstração de arrogância de uma pessoa é achar que sabe tudo, que tudo resolve, que tudo faz e acontece e nunca aceita sugestões e críticas de terceiros. Ninguém valoriza isso em um profissional. Há de se ter sim o orgulho próprio, estar ciente e consciente de que se pode e fará o melhor para que o trabalho seja valorizado a contento e sempre visto com bons olhos. Muitas vezes a arrogância nos cega, não nos deixa notar uma situação errada ou vexatória mesmo que diante de nossos olhos e, pior ainda, quando a pessoa não aceita essa situação. Lembre-se de que o pior cego é aquele que não quer ver.
Leia mais uma vez com atenção e reflita seus passos dados até aqui. Se conseguir notar algo familiar que aconteceu ou já viu ou ouviu acontecer já será uma grande passo em sua aprendizagem e evolução como profissional e ser humano.
Semana que vem tem mais!
 
Outras informações: 
http://portuguesfacilparaconcursos.blogspot.com.br/
Obs: O Pró Trabalhador Agência de Notícias não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos é feito contrato próprio e apresentação de nota fiscal do Pró Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pró Trabalhador.