Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Inovar sempre, estagnar jamais!

Inovar sempre, estagnar jamais! 107

Pra Cego Ver:  Professor Wanderley usa terno escuro, camisa azul, esta sorrindo e confiante. Fim da descrição
 
A inovação sempre será a grande mola propulsora do empreendedorismo moderno, pois tem a finalidade de renovar e fortalecer o crescimento de empresas que sabem que parar no tempo é começar a entrar em declíneo e em um processo de retardo econômico. Inovar, acima de tudo, é crescer (ou pelo menos tentar) de maneira sustentável, ou seja, automanter-se evitando custos desnecessários, enxugando o caixa, manter o foco em que realmente se torna primordial e afastar os supérfluos do balanço final.
Mas inovar vai além. O fato de “fazer diferente” começa a ser reconhecido por todos que o rodeiam, proporcionando uma posição de destaque entre clientes e fornecedores. Não se esquecendo de que inovar agregado à ajuda ao próximo, na questão social, tornando-se parceiro da comunidade carente próxima, no que for possível e cabível, é incrementar os próprios resultados sustentáveis desenvolvendo maiores e melhores processos para geração de valores, seja social seja econômico.
Uma vantagem acima da média que o empreendedor brasileiro tem à frente de outros lugares no mundo é que o Brasil é um país centralizador da biodiversidade e da etnodiversidade. Somos uma nação que acolhe igualmente povos de múltiplas raças e religiosidade e que se adaptam facilmente por haver aqui condições climáticas que conseguem envolver a todos, trazendo condições de conforto para que se exerçam suas várias atividades.
No entanto, o caro leitor estará se perguntando que ainda há um desequilíbrio social muito grande fazendo, assim, que a economia em cada localidade esteja também em desalinho com uma realidade aquém de desejada. Sim, é verdade. Mas o mérito aqui não é entrarmos nas questões políticas nem criticar as medidas e ações governamentais sobre as políticas públicas, mas sim aquilo que cada um de nós pode fazer de diferente, o que cada um de nós, empreendedores naturais que somos, podemos agir, colocar em prática ações diferenciadas para ajudar a mover a economia local, a solidariedade do trabalho social e a geração de renda para dentro de casa.
 
Pode-se começar cultivando hortaliças em pets de refrigerante recortadas em formatos de vasinhos horizontalizados para autoconsumo, para ser parte dos ingredientes da fabricação de alimentos para serem vendidos ou ainda parte de uma hortinha comunitária cujas técnicas simples serão repassadas a terceiros.
Ou, se houver condições para isto, pode-se avançar bastante tecnologicamente inovando a maneira de tirar uma “selfie” com a ajuda de um drone adaptado. Um projeto que poderá progredir para um verdadeiro mapeador de terrenos, em tempo real, para construção de casas populares ou mesmo para o início de um melhor aproveitamento do solo, tornando-o útil para a sociedade local.
Ajudar na criação de pontos estratégicos de “startups” é um grande avanço e de muita valia para o próprio empreendedor que não tem (ou acha que não tem) nenhuma criatividade ou baixa potencialidade para inovar. Um caminho de mão dupla de motivação empreendedora para quem começa e para quem incentiva.
Enfim, existem mil e uma maneiras para se abordar o aceleramento do desenvolvimento de sua empresa ou de seus sonhos a partir da proposição de que inovar é, sem dúvida, querer transformar novas ideias em resultados positivos e sustentáveis através de uma gestão fundamentada na capacidade de traçar bons planejamentos e estratégias funcionais para todos em um país onde se têm à mão condições diversas para se continuar querendo  mudanças e crescimento.
 
Outras informações: 
http://portuguesfacilparaconcursos.blogspot.com.br/
Obs: O Pró Trabalhador Agência de Notícias não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos é feito contrato próprio e apresentação de nota fiscal do Pró Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pró Trabalhador.