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Facebook e Eleições 2016, mais de 430 pessoas participaram.

Descrição: Políticas e Governos no Facebook em banner do evento. Fim da descrição
Publicado: 05/8/16
Foto: Pró Trabalhaodor 
Colunista: Regina Ramalho, fundadora do Notícia Pró Trabalho, jornalista, jurista, cerimonialista e gestora especializada em comunicação, estratégica e construção de imagens. Consultora comportamental, facilitadora organizacional e VP (Vendedora Profissional), título mais recente, mas do qual muito me orgulho, pois ajudou a manter Notícia Pró Trabalho no ar.
 
 

“Ser autêntico, criativo, visual, interativo e atual”, essa foi a principal dica ministrada por Deborah Delbart que representou a equipe de “Políticas e Governos no Facebook”, nesta manhã, no Cine Play Arte na Avenida Paulista.

A palestra que já aconteceu em outros locais como Recife e Brasília pretende difundir e discutir exemplos de boas práticas de comunicação no Facebook que estão sendo feitas por políticos, governos e figuras públicas do mundo todo.

O slogan utilizado durante o evento Facebook ressaltou este ponto: “Conteúdo é tudo”.

 
Inovações
 
Entre as inovações visuais o destaque foi para as fotografias com Smartphone ou máquinas especiais que tiram fotos em 360 graus. Utilizadas por 108 milhões de usuários do Facebook no Brasil, sendo 99 milhões por comunicação móvel.
 
Agora também não basta mais ficar conectado as redes. O público hoje deseja uma oportunidade de interagir com você. A ferramenta oferecida no Face é  a “Life”. Que abre a possibilidade de não só publicar vídeos ao vivo, como também de programar ações de interação com os candidatos, promovendo diálogos e debates.
 
Permitindo que antes e depois das eleições os políticos possam de fato ficar mais próximos de seus eleitores. 
 
Descrição: Palestrante do Facebook Deborah Delbart. Fim da descirçãoA palestrante Deborah informou que não existe receitas mágicas para crescer na rede. Mas ser autêntico, retratar momentos de bastidores de ações e eventos, contar sua história de forma única (Somos todos únicos). Pode deixar você conectado a milhões de usuários da rede.
 
 

Segundo Deborah: “O vídeos são a forma de comunicação favorita dos usuários, são mais de 100 milhões de horas produzidas”.

 
 
Apreendendo a “Taguear”
 
Outro método abordado no encontro foi o chamado “taguear”, que nada mais é que o fato utilizar palavras chaves nas publicações. A técnica já era muito usada há tempos por desenvolvedores na internet, mas as tags,Descrição: Apresentação falando de criatividade nos posts. Fim da descrição keywords e
hashtags passaram a ficar mais populares com os internautas das redes sociais. 
 
Taguear no Face auxilia não só as políticas e governo, mas também empresas e instituição na difusão da informação. 
 
Funciona assim: Você marca seus conhecidos ou cria grupos com os amigos mais próximos inserindo fotos, notas, vídeos e comentários. Esta comunicação orgânica (não paga) é bastante eficiente explicou a palestrante. 
 
Para isso, publica-se o @ + o nome do grupo e os participantes serão notificados sobre novas postagens. Ou ainda, combinasse com personalidades mais conhecidas e faz o mesmo com os nomes delas em ambas as redes. Exemplo: @reginaramalho
 
Configurações de segurança e moderação
 
Outras facilidades e cuidados para quem trabalha com redes no Face são as configurações de moderação e segurança. Que permitem cadastrar palavras que não poderão ser utilizadas na página, filtrando linguagens ofensivas.
Ativação da aprovação de log e senha traz mais segurança contra possíveis invasores. A configuração libera de um código enviado para o seu celular liberando a publicação. 
Aproveitando do gancho de Deborah, ressalto para os leitores do Pró Trabalhador que para engrandecimento da sociedade e equidade na política, a resolução nº 23.457, de dezembro de 2015, do Tribunal Superior Eleitoral proíbe impulsionar políticos com material pago na internet. 
 
Descrição: A CEO Regina Ramalho no evento do Facebook sobre boas práticas para divulgação de política. Fim da descrição.Por isso, como professora, palestrante e gestora de comunicação e ensino, defendo que o melhor caminho para dar credibilidade para qualquer comunicação envolve 5 pontos:
 
1º A Comunicação deve ser verdadeira;
2º O conteúdo relevante para a sociedade;
3º O material deve estar organizado e sempre disponível para quem solicitar;
4º Sua estrutura deve ser atual, visual, criativa, inclusiva, informativa e conter gráficos;
5º É necessário que personalidades, representantes, porta voz e equipe sejam preparadas para a transmissão da informação (não como barreiras, mas como facilitadores do diálogo com a sociedade).
 
Por fim! Para quem pensa que internet é terra de ninguém segue links para solicitar ajuda dos profissionais do Facebook 
 
 
 
Central de Ajuda
www.facebook.com/help
 
Comunidade de Ajuda
www.facebook.com/help/community
 
Denuncie um problema
www.facebook.com/help/181495968648557
 
Envie comentários
www.facebook.com/help/127103474099499
 
Até a próxima coluna!
Outras informações: www.anigercomunicacao.com.br
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