Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Construindo sua imagem 1

Construindo sua imagem

Regina Ramalho151

Você conhece como é feito o trabalho de construção de imagem de uma pessoa ou empresa? Estreia nesta terça-feira, a coluna da gestora de comunicação, Regina Ramalho. Confira! (confira).

Publicado: 24-03-15
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima Studio Artes
Colunista: Regina Ramalho, fundadora do Notícia Pró Trabalho, jornalista, jurista, cerimonialista e gestora especializada em comunicação, estratégica e construção de imagens. Consultora comportamental, facilitadora organizacional e VP (Vendedora Profissional), título mais recente, mas do qual muito me orgulho, pois ajudou a manter Notícia Pró Trabalho no ar.

Os processos de construção de imagem de uma empresa ou pessoa, passam primeiramente por uma análise pessoal ou do negócio em questão (em alguns casos, dos dois). É necessário avaliar como eles são vistos, como acreditam serem vistos e a maneira como desejam serem vistos, no mercado ou círculo onde pretendem atuar.

Feita esta análise preliminar, quem deseja ter sua imagem projetada tem que ter em mente alguns fatores primordiais. Eu separei cinco para iniciar a nossa conversa desta semana.

Primeiro- Confiança

Não é possível desenvolver nenhum trabalho tão profundo sem que assessorado e assessor tenham desenvolvido uma relação de confiança multa.

Por isso, a pessoa que vai ser assessorada tem que escolher bem quem vai lhe prestar esse serviço. Checar suas recomendações, currículo e fazer uma boa avaliação de sua postura, discrição e atuação profissional.

Segundo- Informação

O assessor só consegue desenvolver um bom trabalho se for informado sobre absolutamente tudo que aconteceu, está acontecendo ou para acontecer na vida de seu assessorado. Sem informação real não há como desenvolver um trabalho sólido e duradouro.

Terceiro- Disciplina

Tanto nos casos de posicionamento ou reposicionamento no mercado, é necessária disciplina para criar um fluxo de informação e trabalho que passa primeiramente pela afinação da linguagem com o seu público interno e depois com a grande mídia e a sociedade no geral.

Quarto- Trabalho em equipe

‘Uma andorinha só não faz verão’, já diz o sábio ditado popular. O trabalho de construção de imagem não é uma atividade solitária, ela envolve além da equipe de comunicação, um trabalho de integração com a pessoa ou com a empresa que está contratando o serviço. Todos devem ter consciência de onde estão, e para onde querem ir com o barco; e remar juntos na mesma direção do horizonte programado.

Quinto- Paciência

Nenhuma imagem sólida é feita da noite para o dia. Esta é uma construção demorada, que leva em média de dois a três anos para realmente começar a apresentar resultados duradouros.

Se você leu e concordou e está disposto a seguir os cinco passos. Parabéns! Só agora você deverá contratar um trabalho de comunicação para a construção de sua imagem ou de sua empresa.

Sem a consciência de que essa construção é fruto de um trabalho dirigido, mas conjunto. É melhor aplicar o seu dinheiro, do que jogar dinheiro no lixo ou comprar promessas vazias e frustrações em um futuro próximo.

Até a próxima semana.

Site: www.anigercomunicacao.com.br