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‘Rádio Peão’- Problema ou solução?

Regina Ramalho52

Na edição desta semana a colunista Regina Ramalho traz dicas sobre como identificar e usar esse valioso instrumento, como aliado da gestão das empresas e organizações. Confira!

Publicado: 31-03-15
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima - Studio Artes
Colunista: Regina Ramalho, fundadora do Notícia Pró Trabalho, jornalista, jurista, cerimonialista e gestora especializada em comunicação, estratégica e construção de imagens. Consultora comportamental, facilitadora organizacional e VP (Vendedora Profissional), título mais recente, mas do qual muito me orgulho, pois ajudou a manter Notícia Pró Trabalho no ar.

Antes de decidir se a ‘Rádio Peão’ é prejudicial ou é uma importante e poderosa ferramenta de comunicação, com seu público, é necessário entender este processo de comunicação e também como anda a comunicação de seu negócio. Para isso, convido vocês leitores a refletirem sobre dois momentos importantes da história do nosso país.

Um foi o movimento sindical no ABC paulista na década de 70, que deram prova da força da então batizada ‘Rádio Peão’ e de seus reflexos junto à sociedade e os poderes.

Mesmo sem contar com muitos recursos de comunicação, os líderes trabalhistas da época, mobilizaram milhares de trabalhadores a cruzarem os seus braços e promoveram diversas conquistas trabalhistas que temos até os dias de hoje.

Outro exemplo mais recente da força da ‘Rádio Peão’, foi o “Movimento Passe Livre”, que convocou as pessoas pelas redes sociais e mobilizou várias delas a irem às ruas se manifestar contra o aumento das tarifas de ônibus, o que desencadeou na redução do valor das passagens.

‘Rádio Peão’, foi o apelido dado para as comunicações diretas, isso é, extras oficiais, muitas vezes confundida ou interpretada como fofoca.

Fato é que a ‘Rádio Peão’ existe desde que os homens começaram a se comunicar pela fala, e está presente nas mais diversas formas de relações, sejam elas sociais, religiosas, familiares, comerciais, políticas ou empresariais.

Esta forma de comunicação não é um fenômeno bom ou mau, mas sim um fato legítimo oriundo da necessidade das pessoas de se comunicarem, informarem ou estarem informadas, sobre questões de seu interesse.

O que vai tornar a ‘Rádio Peão’, ruim são as inverdades, ou que chamamos de desinformações.

Onde não existe informação, mas a necessidade dela abre o espaço para que a ‘Rádio Peão’ entre em ação de forma muitas vezes avassaladora. Causando intrigas, desânimo, espantando talentos e afastando clientes.

Aprenda utilizar esse valioso instrumento de comunicação, a ‘Rádio Peão’ a favor de todos, incluindo da sua organização. Como? Ouvindo as pessoas, promovendo o diálogo, criando mecanismos de comunicação de aproximação com seu público.

Identificando os líderes informais de sua organização, convidando eles para fazerem parte da construção de canais eficazes de comunicação oficial.

Seja transparente, mesmo nos momentos de crise. Mantenha o seu público sempre informado, respondendo às seguintes questões: Onde estão? Como estão? Porque estão? Para onde pretendem ir? Lembrando-se sempre de explicar de que maneira e como eles são importantes, para a construção deste processo.

A ‘Rádio Peão’- Problema ou solução. Isso na verdade é uma questão de escolha de se ter ou não uma comunicação oficial, forte e eficiente.
Pensem nisso!

Até a próxima semana!

Site: www.anigercomunicacao.com.br