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Comunicação uma via de mão dupla

Regina Ramalho33

Na coluna desta semana a gestora de comunicação Regina Ramalho explica que o diálogo com a grande mídia se faz com informação organizada e de qualidade. A gestora também convida os assessorados a pensarem sobre como está sendo desenvolvida sua divulgação.

Publicado: 07-04-15
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima - Studio Artes
Colunista: Regina Ramalho, fundadora do Notícia Pró Trabalho, jornalista, jurista, cerimonialista e gestora especializada em comunicação, estratégica e construção de imagens. Consultora comportamental, facilitadora organizacional e VP (Vendedora Profissional), título mais recente, mas do qual muito me orgulho, pois ajudou a manter Notícia Pró Trabalho no ar.

Tem sido cada vez mais comum, as críticas à mídia. Mas ao invés de ficar reclamando, que tal parar e analisar o que está deixando de ser feito para que a instituição seja vista e mostrada de forma que almejam.

A falta de informação de qualidade e organizada, pode ser um dos fatores que estejam prejudicando a visibilidade da organização ou causando ruídos de informação.

Dizer que representam tantos milhões do PIB em São Paulo ou tantos bilhões do PIB no Brasil é pouco para ser ouvido. Para conquistar espaço na mídia é necessário muito mais que isso.

No caso dos órgãos governamentais, ongs, entidades de classe e organizações sindicais é necessário buscar respostas para as seguintes questões:

Quantos são homens ou mulheres? Qual a formação? Qual a idade? Quantas pessoas na família trabalham? Qual a renda? Qual o percentual de cada etnia? Quantos são pessoas com deficiência? Quantos destes por acidente de trabalho? Quais os principais riscos da profissão? Quais as qualificações necessárias para o ramo? O que pode ser feito para melhorar este cenário?

No caso dos empresários é importante levantar:

Quais são os seus diferenciais no atendimento aos clientes, na relação com os colaboradores, no atendimento às normas de segurança no trabalho, na participação social, na inclusão das minorias e nas políticas de incentivos de carreira.

Estas e outras respostas às perguntas acima, isso sim, é a notícia! Assunto que gera interesse e pode contribuir para as mudanças da sociedade e a criação de políticas públicas.

Quando possível e importante contratar órgãos de pesquisa que façam estes estudos e levantamentos. Outra alternativa, é a utilização de tecnologias de captação de dados, que também são importantes aliadas no levantamento destas informações.

Estas são as ferramentas mínimas para que os profissionais de comunicação tenham condições de compartilhar com a sociedade as necessidades e ações de cada organização.

Na próxima coluna vamos continuar esta conversa, mas desta vez com foco na escolha do profissional que intermedia as relações das instituições e a imprensa.

Até a próxima semana!

Outras informações- www.anigercomunicacao.com.br