Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Opinio- a melhor maneira de virar notcia 5

Opinião- a melhor maneira de virar notcia

Regina Ramalho176

Esta semana, a gestora de comunicação Regina Ramalho, explica os caminhos da notcia, para aqueles que têm uma opinião fundamentada e relevante para compartilhar com seu pblico ecom a sociedade. Confira!


Publicado: 22-04-15
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima - Studio Artes
Colunista: Regina Ramalho,

fundadora do Notcia Pr Trabalho, jornalista, jurista, cerimonialista e gestora especializada em comunicação, estratgica e construção de imagens. Consultora comportamental, facilitadora organizacional e VP (Vendedora Profissional), ttulo mais recente, mas do qual muito me orgulho, pois ajudou a manter Notcia Pr Trabalho no ar.

 

Quem deseja ou necessita ficar conhecido, seja liderança de grupo, movimento sindical, empresrio ou classe poltica, deve ter em mente alguns pontos importantes.

Um dos principais deles a necessidade de se ter e expressar sua opinião sobre os assuntos que afetam a sociedade. Isso um ato que exige não s conhecimento e coragem, mas tambm alguns cuidados.

Vamos comentar os conselhos de Mahatma Gandhi, sbio comunicador para ilustrar nossa reflexão sobre opinião.

“Nunca use violência de nenhum tipo. Nunca ameace com violência de nenhum modo. Nunca sequer tenha pensamentos violentos. Nunca discuta, porque isto ataca a opinião do outro. Nunca critique, porque isto ataca o ego do outro. E o seu sucesso est garantido”, Mahatma Gandhi
“Divergência de opinião jamais deve ser motivo para hostilidade”, reforça Gandhi.

Gandhi foi a prova viva que possvel ter opinião sobre tudo, sem que esta seja desrespeitosa para com as dos demais ou muito menos agressiva.

Construindo a sua prpria opinião:
Ter opinião um exerccio contnuo que exige do interlocutor discernimento e visão crtica capaz de peneirar o conhecimento sobre os fatos do dia a dia, separando o que um fato do que apenas uma opção, ou tendência.

Formar o seu prprio entendimento sobre aquilo (por exemplo: terceirização de mão de obra) escrevê-lo e compartilh-lo com as demais pessoas.

Quanto mais sua opinião for pautada em estudos, pesquisas, experiências e depoimentos de quem ou foi beneficiado com a questão, mais chances existem de sua opinião virar notcia e ficar muito conhecida.

importante lembrar que “Opinião”, não algo imutvel, isso , que não pode ser mudada. Assim como você est em constante evolução a sua opinião tambm est e cresce com você.

O nico cuidado que ela não seja modificada apenas com a mudança dos ventos, mas pautada e explicada com base no conhecimento de novos acontecimentos. Fatos que o farão desacreditar de velhos conceitos e abraçar os novos.

Raul Seixas, falava sobre a possibilidade de mudar de opinião e da grandeza deste ato na msica Metamorfose Ambulante:

“Quero dizer agora o oposto do que eu disse antes. Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante. Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...”, Seixas

Para te motivar a escrever, participar do debate em sociedade e da abertura de novos caminhos e possibilidades, encerramos o bate papo de hoje com um pensamento do filsofo de Platão:

“Não devemos de forma alguma preocupar-nos com o que diz a maioria, mas apenas com a opinião dos que têm conhecimento do justo e do injusto, e com a prpria verdade”, Platão.


At a prxima semana.

Outras informações- www.anigercomunicacao.com.br