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Assessoria de Comunicação á serviço da sociedade

Regina Ramalho107
 Ainda existe muita dificuldade no entendimento do papel das Assessorias de Comunicação dentro das organizações, sejam elas públicas ou privadas, por isto esta semana, a gestora de comunicação Regina Ramalho, optou por abordar o tema.
 
Publicado: 28-04-15
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima - Studio Artes
Colunista: Regina Ramalho, fundadora do Notícia Pró Trabalho, jornalista, jurista, cerimonialista e gestora especializada em comunicação, estratégica e construção de imagens. Consultora comportamental, facilitadora organizacional e VP (Vendedora Profissional), título mais recente, mas do qual muito me orgulho, pois ajudou a manter Notícia Pró Trabalho no ar.

Muito comumente os empregadores ou gestores colocam dentro do mesmo escopo de ações de Assessoria de Comunicação, as disciplinas de marketing ou propaganda, que são valiosos instrumentos de comunicação, mas na verdade são de outros ramos da comunicação.

Para melhor exemplificar o conceito de Assessoria de Comunicação, vou dividir com o leitor esta semana uma parte das minhas reflexões sobre o tema, que me deram o título de Gestora de Comunicação em 2006, com a monografia “Assessoria de Imprensa Sob o Prisma da Administração Pública”.

Na ocasião, defendi e continuo defendendo a necessidade de quebrar com velhos paradigmas, com relação a atuação e a postura dos profissionais de Assessoria de Comunicação.

Muitos ainda entendem que os assessores funcionam com para-raios , isso é meramente para impedir que seu assessorado seja atingido, por qualquer atribulação. A Folha de São Paulo, inclusive passava a seguinte recomendação:

“Trate o assessor de imprensa com respeito e desconfiança. Ele pode ser uma fonte de informação, mas atua também como lobista, defende os interesses da organização em que trabalha. Nem sempre esses interesses são os mesmos que os dos leitores.”, Folha

Talvez essa idéia tenha sido propagada desta forma, exatamente em razão da postura errada de algumas pessoas que vieram a ocupar este cargo durante anos dentro de empresas e organizações.

Por isso, para que os profissionais de Assessoria de Comunicação sejam vistos e recebidos de maneira diferente por seus colegas do diversos veículos de comunicação é necessário mais do que antes, desempenhar bem o papel que se propôs atuar quando abraçou a função de Assessor de Comunicação.

Por isso, passados nove anos, continuo recomendando aos meus alunos, parceiros, colegas e funcionários a mesma conclusão da época acadêmica:

O Assessor de Comunicação deve ser o intermediário no processo informativo, facilitando o máximo a circulação da informação do assessorado até seu público, sem que seja incluído neste processo componentes de pressão e/ou manipulação.

O verdadeiro desempenho de um assessor de imprensa (seja de órgão público ou privado) compreende referências tais como:

 fornecimento de notícias de real interesse;
 solicitude e rapidez;
 honestidade e ponderação.

Os profissionais que trabalham na imprensa, sobretudo os jornalistas, devem ser não apenas instrumentos, mas canais úteis aos veículos de comunicação e principalmente a sociedade. Seja atuando como, parceiros, editores, repórteres ou assessores de comunicação (assessor de imprensa).

Até a próxima semana!

Outras informações- www.anigercomunicacao.com.br