Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Aviso de pauta, artigo, release e nota 7

Aviso de pauta, artigo, release e nota

Regina Ramalho103

Na coluna desta semana a gestora de comunicação Regina Ramalho, explica as diferenças e cita exemplos, de ocasião, nas quais, cada um dos instrumentos citados no ttulo deve ser utilizado.

Publicado: 19-05-15
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima - Studio Artes
Colunista: Regina Ramalho, fundadora do Notcia Pr Trabalho, jornalista, jurista, cerimonialista e gestora especializada em comunicação, estratgica e construção de imagens. Consultora comportamental, facilitadora organizacional e VP (Vendedora Profissional), ttulo mais recente, mas do qual muito me orgulho, pois ajudou a manter Notcia Pr Trabalho no ar.

importante que tanto as autoridades, personalidades, empresrios e principalmente quem est sendo responsvel por transmitir a informação para a grande mdia entenda como funciona esses quatros instrumentos e suas diferenças: Aviso de pauta, artigo, release e nota.

Comecemos com o “Aviso de Pauta”. Este um texto curto que traz uma advertência ou tenta chamar a atenção para um determinado fato.

O Aviso responde as perguntas: O quê? Quando? Como? Onde? Por quê? Consequências? De um fato ou assunto em pauta naquele momento.

Exemplo: Dia tal... ser lançado... no local .... s horas... o programa...que beneficiar...

O “Artigo” sempre deve vir assinado por quem possui uma opinião fundamentada, resultados de estudos de casos e dados relevantes, sobre um determinado tema.

Tambm importante lembrar que não vale artigos sobre opiniões vazias ou meras acusações ou agressões, pois quem assina o artigo, responde juridicamente pela veracidade do fato relatado. Eles podem ser de cunho poltico, sindical, empresarial, social, tcnico ou cientfico.

O “Release” são textos mais trabalhados, que possibilitam aos colegas (jornalistas) da grande mdia, entender porque aquele fato est sendo transmitido e de que modo vai funcionar ou est funcionando. O release funciona como um complemento e roteiro que distribudo antes de entrevistas e coletivas de imprensa. De modo a fornecer para o reprter dados essenciais para a produção da matria.

Por fim, finalizamos nossa conversa de hoje, falando sobre a “Nota”. Muito utilizada por governantes, polticos e grandes instituições, para o esclarecimento rpido da população em questão de alto impacto social. São declarações escritas e trazem o timbre oficial. Uma opção para quando as personalidades preferem não falar com mais detalhes, pois estão levantando soluções ou apurando a questão. Mas importante esclarecer o andamento do fato e as providências que estão sendo tomadas.

At a prxima coluna!

Outras informações: www.anigercomunicacao.com.br