Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Crise: assessoria de imprensa não é corpo de bombeiros. 8

Crise: assessoria de imprensa não é corpo de bombeiros.

Regina Ramalho177

Na coluna desta semana a gestora de comunicação Regina Ramalho, fala sobre administração e crise.

 

Publicado: 02/06/15
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima - Studio Artes
Colunista: Regina Ramalho, fundadora do Notícia Pró Trabalho, jornalista, jurista, cerimonialista e gestora especializada em comunicação, estratégica e construção de imagens. Consultora comportamental, facilitadora organizacional e VP (Vendedora Profissional), título mais recente, mas do qual muito me orgulho, pois ajudou a manter Notícia Pró Trabalho no ar.

 

 

Escreve-se muito sobre crise e a importância de contar com a assessoria de imprensa nestes momentos. Realmente sou obrigada a concordar que contar com o apoio e orientação de um profissional nestes momentos pode ser bem valiosos.

É importante lembrar que assessoria de imprensa não é "corpo de bombeiros" que se chama para apagar o fogo na hora que o incêndio já se alastrou ou que a fumaça começa alarmar as pessoas.

A assessoria de imprensa não resolve questões da má administração das empresas e das instituições, isto é função dos administradores.

Portanto quando uma empresa ou instituição, ou uma celebridade for pego com as ‘calças na mão’ por mau planejamento ou execução de ações, falha no produto, ou no atendimento às pessoas, o primeiro passo deve ser reunir seus gestores e melhorar o produto ou serviço e pensar e agir de forma a corrigir as falhas.

Só depois, é que junto com os assessores, algo realmente pode ser feito. Isso é, a organização da forma de comunicar as providências e mudanças ao seu público.

Aqui vale recomendar, que discursos do tipo: Todos fazem isso! Foi sempre assim! É intriga, coisa da oposição!

São argumentos que não ajudam em nada a solucionar os problemas. Sendo apenas uma tentativa vazia, de ‘tapar o sol com a peneira’.

Comunicação sólida e de credibilidade é algo que se constrói junto e leva tempo! Por isso quando o assunto é crise vale as mesmas recomendações do corpo de bombeiros: A melhor coisa é a prevenção!

Até o próximo artigo!

Outras informações- www.anigercomunicacao.com.br