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Para ser assessor é necessário saber ouvir

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 Para a gestora de comunicação estratégica Regina Ramalho: “Quem deseja atuar como assessor tem que estar disposto a ouvir todas as pessoas envolvidas no processo que se pretende comunicar”.

Publicado: 28/0815
Foto: Edi Sousa eNalva Lima - Studio Artes
Colunista: Regina Ramalho, fundadora do Notícia Pró Trabalho, jornalista, jurista, cerimonialista e gestora especializada em comunicação, estratégica e construção de imagens. Consultora comportamental, facilitadora organizacional e VP (Vendedora Profissional), título mais recente, mas do qual muito me orgulho, pois ajudou a manter Notícia Pró Trabalho no ar.

Quem deseja atuar como assessor tem que estar disposto a ouvir todas as pessoas envolvidas no processo que se pretende comunicar.

Ouvir quem faz a limpeza, quem atende ao público, quem responde pela administração, quem está sendo beneficiado ou não com a ação.

Ouvir não quer dizer que o assessor vai sair por aí com um monte de chefes, fazendo tudo o que os outros dizem. Mas ouvir é fundamental para entender a ação que se pretende comunicar e de que maneira ela pode contribuir para o trabalho de todos.

Uma das grandes falhas de quem é contratado para fazer assessoria de comunicação é não parar para ouvir todas as pessoas envolvidas no processo, dando atenção apenas para quem está no comando.

É claro que quem comanda provavelmente dará a palavra final. Mas cabe a quem assessora entender de que maneira o que se pretende comunicar vai atingir ou ser recebido por todas as "pessoas" envolvidas no processo.

O trabalho de ouvir as pessoas e conhecer os processos, por mais que contemos hoje com uma série de recursos tecnológicos para nos auxiliar na comunicação, por exemplo: e-mails, redes sociais, skype, telefone, etc.

Requer que levantemos da cadeira e visitemos os departamentos e as filiais e os parceiros das organizações.

Para manter a comunicação alinhada das 21 unidades do Centro Apoio ao Trabalho e também das 31 agências do Banco São Paulo, durante oito anos, foi necessário sempre que possível visitar pessoalmente as sedes.

Quando não era possível, buscava chegar no mínimo, uma ou duas horas antes ou permanecer no local um pouco mais, sempre que tinha agenda de atendimento a imprensa, para conhecer e conversar com as pessoas, tirar dúvidas ou conhecer as necessidades e diferenças de cada posto.

Outra experiência bem sucedida, foi a realização de alguns encontros com vários grupos nas unidades, para ao invés de treinar (que é a técnica, mais usada por assessores) poder explicar o trabalho que estávamos fazendo, quais os resultados que desejávamos alcançar e de que maneira eles poderiam contribuir para o sucesso de todos.

A parte mais importante destes encontros é o feedback, sempre muito rico em sugestões e informações do tipo: "Todos os dias, é dia de procurar emprego”. O trabalhador que vem somente as segundas enfrenta mais tempo de espera e concorrência, sendo que na verdade todos os dias entram novas vagas de emprego, mas eles não sabem disso.

O feedback contribuiu para a divulgação de uma série de pautas educativas orientando os trabalhadores a comparecerem nos outros dias da semana. Como resultado, o atendimento as segundas foi desafogado e o trabalhador que passou a comparecer em outros dias, aumentou as chances e ainda com mais conforto conquistar oportunidades.

O assunto virou pauta em diversos veículos e todos ganharam com a quebra de paradigmas.

Outra informação importante levantada nos encontros: “As melhores vagas sazonais são preenchidas uns três meses antes”. Passamos a divulgar antes.

As soluções e sugestões dariam um livro, então vamos ficar com essas para fechar nossa conversa de hoje.

Por isso se pretende fazer uma assessoria bem feita ouça todos
indistintamente, de as pessoas a mesma atenção que deseja ter.

O seu chefe ou coordenador necessita mais de propostas e resultados, do que sorrisos e abano de cabeça.

Até a próxima coluna!

Outras informações: www.anigercomunicacao.com.br