Home/ Editorias/ Diversidade/ Empregabilidade e inclusão 3

Empregabilidade e inclusão

Descrição de Imagem: A colunista Mara Gabrilli, esta com os cabelos soltos, e usa um vestido colado ao corpo com estampa florida e fala sobre a inclusão e empregabilidade . Fim da Descrição de ImagemPublicado: 25-05-15
Foto:Edi Sousa e Nalva Lima Studio Artes
Colunista:Mara Gabrilli é publicitária, psicóloga, deputada federal pelo PSDB, fundou em 1997, o Instituto Mara Gabrilli, OSCIP que apoia atletas com deficiência, promove o Desenho Universal, fomenta pesquisas científicas e projetos culturais. 
 
 Não há dúvidas de que um dos maiores direitos conquistados pelo trabalhador com deficiência está assegurado pela Lei de Cotas. Não por acaso o projeto da Terceirização (PL 4.330/2004) causou tanta polêmica. Pudera, o texto dava margem para que as companhias fragmentassem seu quadro de funcionários em empresas terceirizadas com menos de cem funcionários, flexibilizando a lei que obriga a contratação de funcionários com deficiência.
 
Para proteger a empregabilidade dessa população, apresentei uma emenda que determina a aplicação da cota de contratação de pessoas com deficiência para todos os trabalhadores da empresa, somando os próprios e os terceirizados.
 
Meu compromisso de trabalhar pelo cumprimento da Lei de Cotas não é de agora. Ao receber a relatoria da Lei Brasileira da Inclusão (LBI), fiz questão de aprimorarmos a lei, obrigando também as empresas de 50 a 99 funcionários a contratar ao menos uma pessoa com deficiência. Além disso, criamos o Auxílio Inclusão, uma renda suplementar a ser paga à pessoa com deficiência que ingressar no mercado de trabalho formal.
 
Investir na contratação de pessoas com deficiência, além de movimentar a economia, cria parâmetros de igualdade na sociedade. E não vejo outra forma de uma nação crescer sem apostar em seu principal recurso: o ser humano.
 
 
 
 
 
 
 
 
 Outras informações: 
 
 http://maragabrilli.com.br/
www.facebook.com/maragabrilli