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Seja o seu principal cliente

No meio comercial dificilmente existe uma ‘segunda chance’. Por isso é necessário acertar de primeira. No artigo do professor Wanderley desta semana, aprenda cuidados simples para encantar seus clientes e evitar situações que não dão retorno.
 
Wanderley 2016Publicado- 23/04/14
Colunista- Wanderley Rodrigues Junior
Foto- cedida do arquivo pessoal
 
Inegavelmente é muito boa a sensação de quando estamos em nosso momento de consumo, escolhendo e enchendo o carrinho do supermercado com os produtos dos quais mais gostamos. E, em contrapartida, extremamente frustrante quando o objeto de nosso desejo não é encontrado na prateleira ou colocado de qualquer jeito, em más condições ou com data de validade vencida.
 
Nessa segunda situação, você como cliente, quer logo fazer uma reclamação reivindicando os seus direitos ou só pela satisfação de ficar conhecido como aquele que alertou o estabelecimento de sua falta de atenção ao cliente.
 
Você quer que isso aconteça em seu empreendimento? Então você, empreendedor, está esperando o que para evitar essa situação?
Uma loja bem organizada, com produtos de fácil alcance, com prateleiras e vitrines bem sortidas e organizadas, produtos ou serviços com um acabamento bem feito só produzirão uma imagem positiva de seu empreendimento em seu cliente.
 
Comece fazendo uma checagem das condições do que está exposto e do que ainda está em estoque. Veja se está na hora de repor as prateleiras ou simplesmente de ofertar um novo visual. Dá gosto entrar em uma loja em que se nota a preocupação de se servir bem o cliente, de que oferecem uma variedade de marcas e modelos. Uma boa venda começa encantando o cliente através dos olhos, afinal de contas é justamente este o primeiro canal de contato do cliente e o seu estabelecimento e produto.
 
Chega a ser estranho, por exemplo, uma lanchonete em cuja estufa há meia dúzia de salgados. “Será que ele só tem isso?” “Se só tem isso aí na frente não deve ter mais nada lá dentro!” E por aí vão as indagações na cabeça do seu já ‘futuro-ex-cliente’.
 
Vai vender trufas, pães-de-mel, sanduíches naturais? Nunca coloque um ou dois tipos ou sabores. Há de se oferecer variedade, opções a quem quer comprar. E inove: arrume a sua cesta com papel crepom, fitas e laços coloridos, até florezinhas artificiais valem.
 
Não teste o cliente, não espere para ver o vai acontecer com pouco a oferecer e de qualquer jeito. O cliente dificilmente dá uma segunda chance voltando. Se ele não gostou na primeira tentativa, é adeus certo.
 
Certifique-se da qualidade de seu produto. Dê, sempre que puder, uma geral em sua loja, verifique o seu estoque, máquinas, geladeiras, limpeza e aparência dos seus funcionários. Em alguns casos a compra de avental, toucas e luvas descartáveis, espelhinho no banheiro, são considerados investimentos.
Encante, cative e fidelize o cliente, pensando sempre que poderia ser você que estaria ali.