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Seja o seu principal cliente

No meio comercial dificilmente existe uma ‘segunda chance’. Por isso necessrio acertar de primeira. No artigo do professor Wanderley desta semana, aprenda cuidados simples para encantar seus clientes e evitar situações que não dão retorno.
 
Wanderley 2016Publicado- 23/04/14
Colunista- Wanderley Rodrigues Junior
Foto- cedida do arquivo pessoal
 
Inegavelmente muito boa a sensação de quando estamos em nosso momento de consumo, escolhendo e enchendo o carrinho do supermercado com os produtos dos quais mais gostamos. E, em contrapartida, extremamente frustrante quando o objeto de nosso desejo não encontrado na prateleira ou colocado de qualquer jeito, em ms condições ou com data de validade vencida.
 
Nessa segunda situação, você como cliente, quer logo fazer uma reclamação reivindicando os seus direitos ou s pela satisfação de ficar conhecido como aquele que alertou o estabelecimento de sua falta de atenção ao cliente.
 
Você quer que isso aconteça em seu empreendimento? Então você, empreendedor, est esperando o que para evitar essa situação?
Uma loja bem organizada, com produtos de fcil alcance, com prateleiras e vitrines bem sortidas e organizadas, produtos ou serviços com um acabamento bem feito s produzirão uma imagem positiva de seu empreendimento em seu cliente.
 
Comece fazendo uma checagem das condições do que est exposto e do que ainda est em estoque. Veja se est na hora de repor as prateleiras ou simplesmente de ofertar um novo visual. D gosto entrar em uma loja em que se nota a preocupação de se servir bem o cliente, de que oferecem uma variedade de marcas e modelos. Uma boa venda começa encantando o cliente atravs dos olhos, afinal de contas justamente este o primeiro canal de contato do cliente e o seu estabelecimento e produto.
 
Chega a ser estranho, por exemplo, uma lanchonete em cuja estufa h meia dzia de salgados. “Ser que ele s tem isso?” “Se s tem isso a na frente não deve ter mais nada l dentro!” E por a vão as indagações na cabeça do seu j ‘futuro-ex-cliente’.
 
Vai vender trufas, pães-de-mel, sanduches naturais? Nunca coloque um ou dois tipos ou sabores. H de se oferecer variedade, opções a quem quer comprar. E inove: arrume a sua cesta com papel crepom, fitas e laços coloridos, at florezinhas artificiais valem.
 
Não teste o cliente, não espere para ver o vai acontecer com pouco a oferecer e de qualquer jeito. O cliente dificilmente d uma segunda chance voltando. Se ele não gostou na primeira tentativa, adeus certo.
 
Certifique-se da qualidade de seu produto. Dê, sempre que puder, uma geral em sua loja, verifique o seu estoque, mquinas, geladeiras, limpeza e aparência dos seus funcionrios. Em alguns casos a compra de avental, toucas e luvas descartveis, espelhinho no banheiro, são considerados investimentos.
Encante, cative e fidelize o cliente, pensando sempre que poderia ser você que estaria ali.