Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Empreendedorismo Sindical: a luta continua! 22

Empreendedorismo Sindical: a luta continua!

Publicado- 
Colunista- Wanderley Rodrigues Junior
Foto- Edi Sousa 
 
Observando as mais recentes manifestações grevistas fortemente acontecendo em São Paulo, acredito que está mais do que na hora dos sindicatos e seus representantes modernizarem as suas concepções de lutas e conquistas.
 
Wanderley 2016O mundo trabalhista, concomitantemente às suas necessidades, hoje não é mais aquele de vinte ou trinta anos atrás. O trabalhador, em um processo democrático contínuo, precisa sim ser representado por quem possa exigir as garantias de seus direitos e reivindicar melhorias salariais. Mas só continuar por uma luta de redução de horas e aumento de salários bastam para assegurarmos também o processo evolutivo desse trabalhador?
 
Não entendo qual é o receio dos sindicatos em promover aos seus assistidos mais cursos que abordem marketing pessoal e empreendedorismo. Um dia motoristas e cobradores de ônibus, metroviários, professores, operadores de telemarketing, etc., terão de se aposentar ou, ainda por algum motivo, queiram dar um tempo nas suas atividades porque, afinal de contas, todos eles também possuem sonhos.
 
Sonhos estes que poderão promover futuros empreendedores que precisarão também de trabalhadores qualificados os quais acabarão se filiando a alguma entidade sindical.
 
Acreditar no desenvolvimento do potencial e nos sonhos desses trabalhadores é também dar assistência, é fortalecer uma categoria através da reciclagem e do conhecimento. Um trabalhador bem qualificado e esclarecido produzirá mais e melhor, exercerá as suas atividades sempre com motivação e autoconfiança. Com isso haverá menos demissões e melhores resultados no atendimento e na prestação de serviços.
 
O ganho é de todos: o trabalhador se desenvolve, o sindicato se fortalece e a sociedade agradece pelos serviços de melhor qualidade. Isso é continuar uma luta que vale a pena!