Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Servir bem para servir sempre 23

Servir bem para servir sempre

Está semana o professor Wanderley Junior da dicas sobre como atender bem seu cliente e manter sua fidelidade. Entre as dicas o professor fala sobre as novidades de mercado e como trabalhar o desejo e a curiosidade da freguesia (confira). 
 
Publicado- 06/06/14
Colunista- Wanderley Rodrigues Junior
Foto- Edi Sousa 
 
Não basta deixar certas frases de efeito impressas nas embalagens fornecidas aos clientes se o próprio empreendedor não tentar conhecer (e entender) os seus reais significados.
 
Wanderley 2016Sem dúvida nenhuma, simpatia, sorriso no rosto, motivação em atender com atenção e estratégia de marketing são essenciais para o andamento dos negócios do dia a dia. Mas alguns pequenos detalhes não devem passar despercebidos, pois esses podem fazer a grande diferença também.
 
Hoje o mercado fornecedor oferece ao empreendedor uma gama de produtos e serviços de todas as sortes para o abastecimento contínuo de seu negócio: marcas, formatos, sabores, preços, etc.
E por onde começar?
 
Antes de sair de forma alucinada comprando tudo que estiver à vista para encher as prateleiras, é imprescindível que se faça uma pesquisa, analise o perfil do público que frequenta o comércio local e o que este mesmo público consome mais. Mas cuidado. O tal perfil é um ponto delicado e que merece atenção, pois não segue uma constância. 
 
A primeira ação a ser tomada é acompanhar os comerciais televisivos. Fique atento às novidades que podem se tornar sucesso, modismo. Uma bolacha diferente, uma marca ou sabor de suco ou sorvete novos, etc. O ser humano ainda é um ser curioso e paga para saciar esta natureza incontrolável. Mesmo que seja para apenas experimentar e nunca mais voltar a consumir, mas ele teve de tentar ao menos uma vez. 
 
Por isso, se você estiver em um bairro mais popular, não tenha medo e arrisque-se em colocar um pouco de produtos de marcas mais requintadas à disposição de seus
clientes. A mentalidade do “pelo menos uma vez na vida eu mereço experimentar isso” ou “a gente trabalha tanto para quê?” é o que faz aparecer a procura inesperada.
 
Da mesma forma, a exposição e oferta de produtos mais populares, em prateleiras de mercados mais requintados, também funcionam muito bem. Afinal todos querem experimentar de tudo nesta vida. Ninguém gosta de se sentir na desvantagem de não ter passado pela mesma experiência que o concorrente. Mesmo que este esteja em outro bairro. 
 
Outro ponto importante é sempre estar atento ao que está sendo procurado. Se um cliente procurar e perguntar por algo uma vez, ele esperará que o produto esteja ali quando ele voltar. E se não estiver, você perderá o cliente para sempre. O cliente que insiste em procurar no mesmo estabelecimento pelo mesmo produto por mais de uma vez e não o encontra, não volta. Ele irá, na terceira vez, ao concorrente. Esteja pronto para procurar o fornecedor e dê um retorno a este cliente com a data de disponibilidade. Satisfação garantida, fidelidade concretizada!
 
Portanto, seja coerente e abasteça as suas prateleiras com o senso democrático da escolha e da sensação de proporcionar novas experiências aos seus clientes.
Continue servindo bem e acabe se tornando referência em seu ramo.