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Empreendedorismo oportuno

Ainda a tempo de empreender para o Dia dos Namorados e Copa do Mundo. Na coluna desta semana o professor Wanderley Junior ensina dicas para surpreender seus clientes (confira). 
 
 
Publicado- 10/06/14
Colunista- Wanderley Rodrigues Junior
Foto- Edi Sousa 
 
12 de junho: dia dos namorados e início da Copa do Mundo realizada no Brasil. Isso sim é oportunidade de ouro, um verdadeiro gol de placa para ser realizado com muito amor. Mas só para quem se preparou para quem estiver preparado para inovar nesta data.
 
Wanderley 2016O mal do empreendedor sem visão é cair na mesmice, voltar à mesma data comemorativa com o mesmo “slogan”, com a mesma promoção. Este ano é tempo de inovar aproveitando-se da situação.
 
É possível sim mesclar os temas e encontrar o equilíbrio para que a oferta não fique banalizada nem superrequintada e inacessível. Envolva o seu estabelecimento pelo sentimento que une essas duas paixões nacionais. Enfeite a sua loja, modifique o seu site, decore os seus quitutes com o ícone verde-amarelo em formas de coraçõezinhos apaixonados.
 
Só não se esqueça de que uma Copa não é feita de apenas um único time. Dê uma colher de chá para os adversários. Colocar bandeirinhas dos países participantes espalhadas pelo estabelecimento é um ponto positivo de simpatia.
 
Exemplos e sugestões não me faltam: faça uma cesta bonita de café da manhã para ser sorteada para o casal que comprar itens que lembrem a Copa. Mas não faça como os shoppings que estipulam valores exorbitantes para que o cliente possa participar do sorteio. 
 
Valores populares, por volta dos R$30,00, são atrativos, acessíveis e gira o comércio com muito mais facilidade do que R$200,00 em compras. 
 
Na cesta um verdadeiro mix para o torcedor que está amando: chocolates em formas arredondadas, fitinhas ou pulseirinhas verde-amarelas, licorzinho de menta, duas tacinhas ou copinhos com a bandeira nacional estampada. E se quiser deixar com tom mais picante, disponibilize alguns preservativos, sachês de gel lubrificante e melzinho em embalagenzinhas individuais. Um mimo!
 
Não há como providenciar uma cesta dessas? Para o casal que comprar ou consumir no estabelecimento concorrerá a um vale-compras também para o casal. Ou seja, é o valor daquela cesta revertido em vale.
 
Monte improvisadamente um golzinho para que os clientes possam acertá-lo e ganhar descontos ou brindes. Ou mesmo que obtenham esses descontos ao estourarem balões de ar com papeizinhos indicando os valores conquistados.
 
Sem condições ou tempo para arrumar esses materiais extras? Promova descontos ou vantagens especiais para o casal que promover o beijo mais apaixonado. Só não vale ficar passando vontade...
 
Se quiser ir mais além, tente parcerias com o comércio seu vizinho, perfumarias, adegas e motéis, oferecendo descontos e cortesias. É sucesso garantido, pois as três partes ganham. 
 
O cliente que consome e gosta de vantagens exclusivas, a sua loja que venderá mais e o seu vizinho, uma vez que o cliente ficará induzido a visitar o outro estabelecimento e também comprando por lá.
 
O empreendedor de visão não perde oportunidades e mesmo que não haja, ele as cria!