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Reforma por dentro e por fora

Na publicação desta semana, professor Wanderley Junior, mostra para os empreendedores que é possível, fazer uma reforma ‘sem igual’ e alcançar mais lucro em seu negócio (confira). 
 
Wanderley 2016Publicado-14/08/14
Colunista- Wanderley Rodrigues Junior
Foto- Edi Sousa e Nalva Lima
 
Em outras oportunidades já foram colocadas aqui em pauta a necessidade e a importância de se fazer uma reforma no seu empreendimento, seja em pequena ou em grande proporção. Pode ter sido uma troca de toldo, uma pintura geral, uma troca de piso ou de azulejamento ou, ainda, uma simples faxina geral para tirar uma teia de aranha aqui outra ali. E talvez fosse isso o que bastasse para que o seu empreendimento voltasse a “bombar”. Passadas algumas semanas, começa-se a notar que o que se esperava é agora outra realidade: movimento fraco, poucas vendas e um clima desmotivador cada vez mais acentuado.
 
Lógico que algo está errado!
Você já parou para pensar que faltou fazer a sua reforma íntima?
 
Você conseguiu mudar o estabelecimento todo, deixando-o do seu gosto e jeito, mas e você, o empreendedor? Este também passou por uma reforma? 
Evidentemente que peças de vestuário e asseio são estão itens primordiais, afinal de contas ninguém quer ser atendido por alguém que se pareça com um homem das cavernas maltrapilho.
 
O que quero que você se atente é para a reforma do eu interior. Você tem que saber separar os problemas pessoais dos profissionais. Assim que se abrir a porta do empreendimento, os problemas, as dificuldades e dores de cabeça de casa e com a família devem ficar do lado de fora. Lembre-se de que ali dentro há de se querer encontrar um profissional que oferece um produto ou serviço também com qualidade no atendimento. Carisma, educação e atenção são primordiais para que se atraia uma freguesia e construa uma fidelidade para ser mantida.
 
Não adianta estar atrás de um balcão moderno com design requintado se quem estiver atrás dele continuar estampando uma fisionomia de braveza e com alta carga de fluidos negativos.
 
Pense: como querer que o meu cliente seja bem atendido, sentindo-se envolvido por uma energia boa e volte, se ele está sendo atendido por uma pessoa que ainda está com o pensamento na discussão gerada durante o jantar de ontem por causa das picuinhas da sogra? Desculpem-me, sogras queridas, isso é só um exemplo, ok?
 
Concentre-se na sua atividade profissional, produza um campo energético positivo por todo o seu dia e deixe fluir a sua simpatia que lhe é peculiar. Afinal de contas, ninguém quer sair de casa para encontrar alguém, talvez, pior do que ele. 
Atenda olhando para o cliente, dê-lhe atenção, esboce um sorriso, cuidado com o uso das palavras, evite gírias e, principalmente, esteja atento para que não saiam palavras de baixo-calão.
 
Às vezes, mudanças e adaptações são necessárias não só para o bom relacionamento e desenvolvimento do comércio, mas, principalmente para o seu desenvolvimento e para a sua evolução pessoal (e até espiritual!).
 
É importante que você estenda essa atitude de reforma aos seus colaboradores. Reúna-os em momento propício e descontraído para levar a eles a importância dessa proposta e como ela poderá ser revertida em benefícios a todos.
Mais vale um dia nublado com um sorriso caloroso que me acolha do que um dia de sol esfriado pela negatividade de um momento.
 
Bora lá ser feliz?