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Instintos animais

Na edição desta semana, o professor Wanderley Junior, mostra que para ser empreender é necessário ser curioso e desenvolver um certo ‘instinto animal’, que pode fazer toda a diferencia no êxito e progresso do seu negócio. 
Wanderley 2016Publicado-09/10/14
Colunista-Wanderley Rodrigues Junior
Foto-Edi Sousa e Nalva Lima
 
Aquele que um dia disse que “a curiosidade matou a raposa”, com certeza, não fazia ideia do que é ter espírito empreendedor.
Quem quer empreender com vontade não pode ter preguiça física nem mental. 
É assumir uma proposta de trabalho em que as 24 horas do dia serão insuficientes para agir, afinal de contas tem que estar antenado com o mundo e com todo mundo ao seu redor.
 
Ser curioso e estar sempre de olho e procurando pelas novidades no mercado, vencer a timidez e conversar com o seu cliente, querer conhecer mais sobre seu ele e sobre suas necessidades e antenar-se nos modismos são apenas algumas das sugestões para que sejam os primeiros passos de quem quer manter o sucesso do negócio ao longo de anos.
 
O empreendedor tem de buscar informações, ver o que mercado está fazendo e o que o consumidor quer naquele momento. Muitas vezes se perdem oportunidades por uma simples falta de atenção ou preguiça em ir atrás de informação.
 
E nem é preciso contratar agências de pesquisa ou entrevistadores. Comece conversando com amigos e parentes. Questione as necessidades deles bem como os seus gostos e desejos.
 
O importante não será simplesmente conseguir obter informações do ponto de vista do consumidor, mas sim começar a avaliar o que você está fazendo ou deixando de fazer para atender a estas necessidades até então ignoradas por você.
 
É um trabalho árduo e de muita atenção que mescla o treino de sua sensibilidade e a perícia de um bom detetive.
Anote e avalie tudo o que for dito e lhe mostrando. Não anote apenas os pontos positivos, mas, principalmente, as opiniões negativas sobre produtos e suas falhas, serviços e suas deficiências em atender bem.
 
Desta forma, abastecido com todas as informações pertinentes, o que a concorrência insiste em continuar fazendo, você sai na frente evitando cometer os mesmos erros e aperfeiçoando-se.
 
O cliente deverá notar que este é o seu diferencial: respeito e atenção a ele, praticamente o fazendo sentir dentro de uma exclusividade de atendimento e prestação de serviço únicos.
 
A sobrevivência de um empreendedor dependerá do desenvolvimento da evolução de seu instinto animal: astúcia da raposa, olhos de águia, força de um cavalo e a determinação de trabalho de uma formiga. 
 
Por que contentar-se em ser um gatinho se você pode virar uma fera dos negócios?