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Cresça e Apareça no Facebook: 10 dicas

Explore comercialmente as ferramentas do Facebook. Na coluna desta semana o professor Wanderley Rodrigues Junior, dá dicas valiosas de como usar os recursos do Facebook para divulgar os seus produtos e serviços. 
 
Wanderley 2016Publicado-19/11/14
Colunista-Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras, tradutor e intérprete, coordenador pedagógico da Academia de Microfinanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, microfinanças e marketing pessoal. Atualmente ministra palestras sobre empreendedorismo, marketing Pessoal e língua portuguesa para concursos públicos.
Foto-Edi Souza e Nalva Lima
 
Com certeza, o empreendedor de visão reconhece que as ferramentas tecnológicas disponíveis hoje (e gratuitas!) são um verdadeiro dispositivo de arranque no mercado... se bem trabalhadas!
 
Talvez o mais próximo, acessado e utilizado por milhões de pessoas atualmente seja o Facebook. No entanto, uma parcela ainda muito grande dentre esses milhões de usuários não sabe extrair 100% de sua utilidade comercial. Motivado por esta problemática, hoje trago 10 dicas para um melhor aproveitamento dessa ferramenta:
 
1. Preencha todas as informações da empresa na página.
Muitas pessoas temem e se deixam levar por alguns boatos (alguns até verdadeiros) de segurança e invasão de privacidade, mas se conscientize de que você não inserirá informações pessoais, mas sim profissionais e a propaganda ainda é a alma do negócio. Portanto, mostre que a página é muito útil a quem esteja procurando aquilo que você oferece. Coloque informações precisas como telefone, site, e-mail, endereço (se houver loja física), horário de expediente, fotos. Atenção especial ao uso do bom Português e fotos com imagens bem nítidas.
 
2. Ninguém vê tudo o que está postado.
O Facebook tem uma dispositivo responsável pelo conteúdo que aparece em nosso “feed”. Em outras palavras, é uma espécie de filtro que permite que as histórias relevantes cheguem ao usuário, as quais são publicadas na nossa “timeline” e aparece no “ticker”.
Conforme número de postagens, curtidas e compartilhamentos a sua página vai ganhando pontos, digamos assim, e com isso vai ganhando espaço para aparecer mais vezes, bem como para o amigo de seu amigo. Por isso a importância de diversificar fotos (até com mensagens, preços e especificações de seu produto ou oferta). Nunca repita a mesma publicação várias vezes no mesmo dia. Facebook não é Twitter.
 
3. Ganhe fãs.
É importante que você se programe para haver uma regularidade de publicações na página e quanto mais diversificar fotos e ser criativo nas mensagens melhor.
 
4. Uma imagem vale por mil palavras.
Com a “timeline” as imagens ganharam destaque e ficaram maiores. Quando o usuário passa os olhos pelo ”feed” de notícias, as fotos são vistas facilmente. Vídeos funcionam do mesmo modo.
 
5. Use “links”.
Aquele dispositivo do Facebook do qual falei anteriormente, que calcula a relevância de sua publicação, considera muito as publicações com “links”. Ou seja, anexe “links” completos de mapas com a localização das lojas, sites com notícias a respeito de seu produto (com vídeo melhor!), etc.
 
6. Faça as suas publicações manualmente.
A rede social tende a ignorar postagens provenientes de aplicativos que funcionam com o RSS.
 
7. Dias e horários mais estratégicos.
Os horários de pico de movimentação no Face, segundo apontam pesquisas, são às 11h, às 15h e às 20h. O dia em que os usuários mais interagem é quarta-feira, seguido de terça e quinta. O período com menos atividade é domingo, das 14 às 18h. Portanto, agende-se!
 
8. Seja provocativo.
Provoque interatividade com os usuários, inserindo pesquisas e enquetes pertinentes ao seu serviço ou produto. Isso alavanca o sucesso do seu “post”. 
 
9. Interatividade.
É importante que você, na medida do possível, interaja com o seu usuário, responda às dúvidas e perguntas, manifeste-se com palavras de estima e agradecimento por ele ter visitado a página, utilizado o seu serviço ou produto ou simplesmente por ter deixado um comentário. Simpatia é tudo!
 
10. Divulgue a página em outros meios.
Abuse e use de outros meios para que sejam atraídos à sua página: publicações do seu “link” no Twitter, envio de e-mails e “newsletter” informando sobre a existência da página, impressão no cartão de visitas, etc. Só é visto quem se deixa aparecer!
 
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