Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Empreendedorismo e férias... que férias? 35

Empreendedorismo e férias... que férias?

Tempo é dinheiro. No artigo desta semana professor Wanderley Junior, mostra diversas possibilidades de utilizar o tempo do período de férias, como forma de abrir caminhos para a realização de metas e sonhos. 
 
Wanderley 2016Publicado-28/11/14
Colunista-Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras, tradutor e intérprete, coordenou a Academia de Microfinanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, microfinanças e marketing pessoal. Atualmente ministra palestras sobre empreendedorismo, marketing Pessoal e língua portuguesa para concursos públicos.
Foto-Edi Souza e Nalva Lima
 
Eis que finalmente (e novamente) chegam as tão esperadas férias! Para os empreendedores, um período fértil para o comércio de fim de ano. Um período de grandes oportunidades e negócios. Hora de faturar alto novamente!
 
“Não sou empreendedor, mas venho de uma família de empreendedores e a ousadia e a inovação correm por minhas veias!” Ótimo! Converse com os seus familiares e proponha que você se junte a eles neste apropriado período que pode se tornar uma experiência única de aprendizagem e fortalecimento de ideal (e ideias) e amadurecimento profissional de escolhas e decisões. Quem sabe a sua realização pessoal e profissional sempre esteve diante de seu nariz, mas você nunca havia percebido isso?
 
“Mas eu não sou empreendedor... ainda! O que fazer?” Antes de mais nada: continuar sonhando e acreditando em suas metas. Foco!
Se o empreendedorismo é realmente o caminho pelo qual se deseja trilhar em 2015 ou nos próximos anos, o período de férias é excelente para que se fermente a ideia em se criar um verdadeiro “start-up”.
 
Quem quer crescer, valorizar o seu potencial (e expandi-lo), fazer um alicerce seguro de seu futuro, não desperdiça o seu tempo com viagens fugazes com os amigos, esbanjando aquela poupança guardada com tanto esforço.
 
Não estou aqui recriminando quem o fará nestes próximos meses. Quero dizer que alguns jovens perdem facilmente o foco de seus objetivos nesta temporada, levados pela empolgação da galera. Passou pelo menos dois anos poupando para a realização de um sonho comercial, de negócios, mas surgiu a grande oportunidade de sua vida de uma viagem inesquecível: livre-arbítrio! Pondere, decida-se e seja feliz sem arrependimentos. Contudo, o erro servirá como ferramenta edificadora de acertos.
 
Caso opte por ficar, eis a oportunidade de estudos, reciclagens e aperfeiçoamentos. Existem vários cursos gratuitos e de muita qualidade em andamento nestes meses finais do ano. Se a desculpa era a falta de tempo, agora não é mais empecilho para que se procure um em que você se encaixe e fique moldado às suas expectativas.
Muitas vezes, logo após uma pessoa ter passado por uns três cursos de férias, ela ingressa no novo ano com fortes e sérias decisões de montar e tocar o seu próprio negócio. É um período arejador de ideias, sem a pressão do tempo curto, dos estudos nem do trabalho.
 
Curta férias produtivas e empreendedoras!