Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Aprendizagem e Evolução 36

Aprendizagem e Evolução

Para ser empreendedor é necessário ser prudente. Na coluna desta semana o professor de empreendedorismo, Wanderley Junior, convida seus leitores a refletir sobre algumas questões que podem ajudar a avaliar se seu negócio vai bem, ou corre o risco de estagnar. 
 
Wanderley 2016Publicado-1812/14
Colunista-Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras, tradutor e intérprete, coordenou a Academia de Microfinanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, microfinanças e marketing pessoal. Atualmente ministra palestras sobre empreendedorismo, marketing Pessoal e língua portuguesa para concursos públicos.
Foto-Edi Souza e Nalva Lima
 
Impressionante como tenho encontrado empreendedores com vários perfis, mas com um único pensamento de que “estou vendendo e continuando a lucrar, então para mim está bom, meu negócio vai bem”.
Paremos para uma breve reflexão sobre algumas questões:
- Não existe mais inflação em nosso país?
- Todos os seus fornecedores pensam como você?
- Todos os períodos/estações do ano são iguais?
- Houve a substituição de todos os seus colaboradores por androides?
 
Se você, assim como eu, respondeu “não” para pelo menos uma das questões acima, você claramente tem a mente e raciocínio de um empreendedor no mínimo prudente.
Então vejam só, meus amigos, como há empreendedores preparados para a falência certa na corrida comercial! 
 
Como evoluir nos negócios se a pessoa não se atenta a alguns “pequenos detalhes” como esses? Falta informação? Não é desculpa!
Se ainda estivéssemos falando de umas três ou quatro décadas atrás, eu até poderia concordar que haveria alguma dificuldade para que se fizesse uma reciclagem ou para que se encontrassem informações a respeito de empreendedorismo, mas hoje o acesso à internet é uma porta acessível a um mundo de ferramentas muito úteis a todos os gostos e perfis.
 
Todos os dias sai uma notícia empreendedora, um produto novo é lançado, uma opinião de um especialista é publicada, mas mesmo assim a pessoa não está nem aí, achando que nada poderá influenciar a evolução de seu comércio.
 
Hoje, muita gente vende de tudo a todo momento e a todo canto. Como competir? Como sair na frente?
O seu diferencial começará na aprendizagem. Procure ao menos passar os olhos rapidamente naquelas notícias publicadas logo no início do dia. Depois procure no site de buscas alguma informação pertinente ao seu ramo de ação. Uma palavra-chave e pronto: um mundo de informações, em fração de segundos, na telinha do computador. 
 
Não se atenha apenas ao que se refere à sua atividade, mas a seus colaboradores. Sites de gestão de pessoal, dicas de motivação, reciclagem, técnicas de vendas, são alguns dos pontos para que o seu colaborador não fique na mesmice e não se engendre no caminho do desânimo e do mau-atendimento. Eles precisam e esperam de um líder uma atenção especial, um olhar de valorização profissional que seja.
 
A busca e a absorção de informações pertinentes para o andamento dos negócios e para os colaboradores são fontes ricas e necessárias para que haja uma aprendizagem focada e continuada e, por consequência, evitará a estagnação de sua evolução pessoal e empresarial.