Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Estar bem é preciso 40

Estar bem é preciso

Na coluna desta semana, professor, Wanderley Rodrigues Junior, lembra que para ser empreendedor são necessárias: convicção e pró-atividade. Além de cuidados com a saúde, planejamento e humor (confira). 
 
Wanderley 2016Publicado- 22/01/15
Colunista-Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras, tradutor e intérprete, coordenou a Academia de Micro-finanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, micro-finanças e marketing pessoal. Atualmente ministra palestras sobre empreendedorismo, marketing Pessoal e língua portuguesa para concursos públicos.
Foto- Edi Souza e Nalva Lima
 
A desmotivação nem sempre é fruto do desgaste cerebral e do desânimo. Comprovado cientificamente, o preparo do corpo, o alinhamento físico é necessário para que haja uma aproximação com o equilíbrio e, assim, a vontade e a convicção em empreender com vigor atinge um inevitável crescimento.
 
Não se iluda com quem diz que empreendedor de sucesso é aquele que acorda tarde e entra no horário que quiser na empresa. 
‘Deus ajuda quem cedo madruga’ não é só um dito da cultura popular, mas um tópico que especialistas já comprovaram: quem acorda cedo produz mais e melhor. 
Após uma boa noite de descanso, em média 8 horas, uma pessoa torna-se proativa e mais produtiva, afinal o ser humano não é um animal com características naturais noturnas. Repare as pessoas que dormem pouco ou que exercem funções à noite. Geralmente vivem tensas, nervosas, em tratamento, precisando de remédios de uso contínuo. 
 
Passaram-se a existir trabalhos noturnos por causa de uma revolução industrial onde não se podia parar de produzir, pois era disso que a modernidade necessitava. Mas se há a necessidade em se trabalhar no período noturno, há de se reforçar algumas dicas a seguir.
 
Exercícios físicos são um verdadeiro estimulante, além de um remédio preventivo a doenças do coração. Ioga, futebol, corrida, natação, ginástica, enfim, toda atividade será válida e bem-vinda a partir de uma avaliação e acompanhamento médico e de execução moderada. Não tente recuperar anos de sua vida ociosa em 3 horas de treino pesado diário.
 
Muitas vezes com 15 minutos pulando corda ou 30 minutos andando ajudam a despertar o corpo para prepará-lo para o seu dia.
Planejar o dia logo no início é muito mais produtivo, pois talvez seja o único momento de silêncio que você consiga usufruir dele. As primeiras horas acordado com a cabeça descansada promovem reflexões mais facilmente para ajudar a priorizar as ações do dia. Manter a cabeça descansada é essencial. Por isso, após uma situação estressante, beba água e reserve dez minutos de descanso e, se possível for, caminhe um pouco.
 
Dentre os afazeres listados, sempre há um ou outro mais pesado ou desagradável a ser executado. Não se iluda postergando-o. Ao contrário, coloque-o como sendo o primeiro item a ser executado no dia. Aproveite o nível maior de energia que se tem pela manhã para executar as tarefas mais difíceis. Tão breve o tenha exterminado, você perceberá que as outras tarefas transcorrerão bem mais agradavelmente.
 
O café da manhã é uma das principais refeições do dia. É quando o organismo recebe a primeira nutrição após um período de repouso e todas as vitaminas, proteínas e sais minerais são melhores absorvidos. Mas nada de exageros. Dê preferência às frutas, sucos naturais, pão integral, manteiga ou margarina light e iogurtes. Nada de frituras, pães com creme e embutidos. Corpo leve, cabeça leve.
 
Liderar e empreender não devem ser palavras que trazem martírio, mas satisfação e prazer.