Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Produtividade 42

Produtividade

Quanto mais se quer alcançar uma meta, mais foco e empenho, se fará necessário para a realização do sonho. Confira a coluna do professor Wanderley Rodrigues Junior e mão na massa para alcançar o equilíbrio e lucratividade desejados. 
 
Wanderley 2016Publicado-05-02/15
Colunista-Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras, tradutor e intérprete, coordenou a Academia de Micro-finanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, micro-finanças e marketing pessoal. Atualmente ministra palestras sobre empreendedorismo, marketing Pessoal e língua portuguesa para concursos públicos.
Foto- Edi Souza e Nalva Lima
 
O Empreendedorismo é um momento em que a pessoa deve focar na realização de seu sonho, portanto, não é, necessariamente, a abertura de um negócio e sua lucratividade.
 
Ser empreendedor é ter foco para alcançar as suas metas, os seus objetivos de vida e fazer com que os sonhos possam ser concretizados, mesmo que a longo prazo.
Quando se trata de equilíbrio e lucratividade, pensa-se logo em um estabelecimento com as portas abertas oferecendo produtos e serviços. Mas estes mesmos pontos podem vir de maneira mais abstrata, porém com o mesmo poder da plenitude da felicidade em se ter um sonho realizado.
 
Esta plenitude como resultado final já é a lucratividade certa e contabilizada. No entanto, nenhum lucro vem sem esforço, certo? 
 
Quantas vezes e quantos casos já não foram mostrados em programas de televisão do tipo “Porta da Esperança” em que não há vendas, mas há realização de sonhos?
 
O indivíduo com espírito empreendedor é aquele que se propõe em participar do programa e querer estar lá no palco, por isso foca no seu desejo.
 
Uma vez focado, irá fazer de tudo para chegar até lá: milhares de cartas escritas, infindáveis envios de e-mails e até envios de vídeos caseiros apelando para ser atendido e chamado. Essa é a questão da produtividade.
 
Quanto mais se quer alcançar uma meta, mais empenho se fará necessário, mais trabalho haverá de ser colocado em cima desse propósito. Às vezes o candidato até pede ajuda de parentes e amigos para que se inicie uma verdadeira produção de envio de mensagens e inscrições. Uma verdadeira linha de produção: um escreve, um envia, outro vota, todos torcem.
 
Graças a todo esse empenho, uma hora o candidato recebe um chamado da produção do programa notificando-o da aprovação de sua participação. Daí dizemos que só por participar ela “já saiu no lucro”.
 
Por que não agir da mesma forma com colaboradores quando se tem uma empresa?
 
Tratar bem o funcionário com cordialidade e respeito profissional talvez seja uma parte da produtividade à qual estivesse faltando dar um pouco mais de atenção.