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Quando menos é mais

 “Fidelize pela qualidade e não pela quantidade”, está é a lição de professor Wanderley Rodrigues Junior esta semana. Segundo o colunista o segredo da comunicação de vendas está no chamado ‘frissom’ (confira).
 
Wanderley 2016Publicado-02-04-15
Colunista-Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras, tradutor e intérprete, coordenou a Academia de Micro-finanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, micro-finanças e marketing pessoal. Atualmente ministra palestras sobre empreendedorismo, marketing Pessoal e língua portuguesa para concursos públicos.
Foto- Edi Souza e Nalva Lima
 
Passando por alguns sites e páginas de redes sociais de alguns conhecidos meus, reparei em um erro grave e corriqueiro que acontece talvez movido pela associação da falta de informação com a avidez pelas vendas rápidas e urgentes: a complexidade de textos longos e poluição visual.
 
O cliente tem que ser instigado a consumir e não pressionado a isso. O que quero dizer é que não é recomendável despejar milhões de informações sobre o cliente de forma que ele absorva sem digerir a sua oferta. 
 
Sabe aquele vendedor que fica na porta da loja mal esperando você se aproximar e gruda em você como carrapato? Situação agradável? Lógico que não! Pois o efeito é igualzinho também eletronicamente.
 
Muitas cores fortes, letras garrafais em excesso, várias caixas de texto espalhadas em uma só tela, musiquinhas (estilo caminhão de gás) de fundo, tudo perfeito para que seja um perfeito repelente ao seu futuro-ex-cliente.
 
Sabe aquele capítulo da novela, geralmente da sexta-feira para o sábado, ou aquele episódio de fim de temporada de alguma série sua favorita? Exatamente saber causar aquele frissom em querermos ver e saber o que acontecerá na sequência é o meio que encontram para fidelizar o cliente televisivo até o próximo capítulo ou episódio. E a expectativa é sempre grande, não é mesmo? 
 
Se muitas informações forem despejadas de uma única vez, o encanto acaba.
 
O ideal é exibir o básico de modo ainda a construir aquela sensação de próximos capítulos para que, aí sim, o cliente queira, por própria vontade, entrar em contato e procurar outras informações pelo produto ou serviço.
 
Além de que textos muito longos e sem dinâmica causam desinteresse na leitura e o pior é que, baseado neste primeiro lido, é produzida na cabeça do cliente a informação de que todos os demais textos no site seguirão nesta linha, ou seja, por causa de um que causou uma má impressão todo o resto fica perdido.
 
Deixe para detalhar, esmiuçar e estender a conversa quando o cliente lhe procurar. Daí é a hora de procurar ser empático e ter o cuidado em não se tornar o vendedor
carrapato. Responder somente o necessário e deixar o cliente à vontade são pontos positivos de uma boa venda. 
 
Fidelize pela qualidade e não pela quantidade.