Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Inovar é preciso... sempre! 50

Inovar é preciso... sempre!

Quem não gosta de inovações? Quase todos gostam! Na coluna desta semana o professor Wanderley Rodrigues Junior, faz questionamentos importantes que podem auxiliar na avaliação da necessidade e na busca por inovações em seu negócio (confira). 
 
Wanderley 2016Publicado-09-04-15
Colunista-Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras, tradutor e intérprete, coordenou a Academia de Micro-finanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, micro-finanças e marketing pessoal. Atualmente ministra palestras sobre empreendedorismo, marketing Pessoal e língua portuguesa para concursos públicos.
Foto- Edi Souza e Nalva Lima
 
O negócio vai bem, então para que preocupações, correto? Errado!
 
O mercado é uma verdadeira montanha-russa. Ora está tudo muito bem, tudo lá em cima, sem nenhum problema à vista. Mas, eis que de repente, por alguma notícia na imprensa internacional, algum acontecimento inusitado dentro de nosso próprio território ou qualquer processo de boataria, já são situações suficientes para que a descida nessa montanha-russa seja feita abruptamente e nem adianta soltar aqueles gritos de desespero que ouvimos no parque de diversões. Você está preparado para se segurar firme e continuar dentro do seu carrinho para que suba novamente?
 
Por isso o famoso plano B sempre deve estar, pelo menos, na gaveta, para ser acionado a qualquer momento desses.
O segredo é perceber e analisar o seu próprio mercado enquanto você estiver na ativa, ou seja, se estiver no comércio de embalagens, por que não sondar quem é o seu cliente? De que mais ele precisa e você não disponibiliza? É algo de baixo custo que possa ser a sua saída para uma emergência? Haverá saída para outros mais clientes do mesmo ramo? Pode-se prever uma demanda futura?
 
Atualmente você está nos negócios de salgados e doces? Só para festas ou bares e restaurantes? Pôde perceber se o seu cliente, de certa forma, deu algum indício de que gostaria de algum novo sabor ou novidade? Já passou pela sua cabeça se a confecção de sanduíches naturais poderia ser uma nova opção? 
 
Não se esqueça de que a insegurança e o medo do fracasso são inimigos da inovação. O espírito empreendedor deve falar mais alto e a vontade de vencer uma constante. Mesmo que errar na escolha do novo e opcional caminho, que seja a oportunidade de aprender com os solavancos dessa montanha-russa e descobrir um novo jeito de se segurar dentro desse carrinho e saber aguentar a tremulação de emoções.
 
Do mesmo modo que houve as intempéries no início do seu atual empreendimento, não será diferente em iniciar um novo canal. Paciência e perseverança novamente deverão entrar em cena, se assim for realmente o seu intento em dar sequência ao novo desafio. Mas vejamos pelo lado positivo que você não será nenhum novato entrando no mundo dos negócios e, com certeza, usará de toda a sua experiência como alicerce naquilo em que precisar.
Inovar não é só uma questão de desejo de crescer mais, mas de repente, de sobrevivência.