Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Mês das noivas: sonhos e inspiração 54

Mês das noivas: sonhos e inspiração

Na edição desta semana professor Wanderley Rodrigues Junior compara os sonhos e inspiração das noivas ao dia a dia do empreendedor. Semelhanças? Diferenças? Leia e faça você as suas escolhas. 
 
Wanderley 2016Publicado- 07-05-15
Colunista-Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras, tradutor e intérprete, coordenou a Academia de Micro-finanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, micro-finanças e marketing pessoal. Atualmente ministra palestras sobre empreendedorismo, marketing Pessoal e língua portuguesa para concursos públicos.
Foto- Edi Souza e Nalva Lima
 
Adentrar no mês de maio faz-me refletir em o que há de proximidade entre o empreendedor e a noiva. Sim, há muito!
Acima de tudo, empreender é acreditar em seus sonhos e correr atrás da realização deles, correto? Pois então não há mais empreendedor do que a mulher que sonha em se casar de branco e constituir uma linda família, não é mesmo?
 
A noiva sonha em encontrar o príncipe encantado; o empreendedor, em acertar na escolha de seu empreendimento, qual o ramo a seguir. E mesmo que não dê certo na primeira vez, namore o próximo por um tempo maior que o anterior, analise-o mais profundamente, esmiúce os seus defeitos e qualidades, seus prós e contras.
 
A idealização do vestido, grinalda, acessórios, decoração da igreja, enfim, detalhes que farão parte do momento mágico e único da vida da doce noiva são tão intensos e analíticos quanto o empreendedor na escolha de seu ponto comercial, a idealização de sua loja montada com várias prateleiras e uma rica variedade de produtos e serviços que deem ao cliente e a ele mesmo muita satisfação e insumos de felicidade.
 
Escolher padrinhos não é tarefa fácil, não é mera simpatia por um ou outro. É mais que afinidade, é poder ter compartilhado momentos importantes da vida de solteira com pessoas especiais que a valorizaram e sempre souberam respeitá-la, dentro da franqueza e sinceridade. Um empreendedor não pode escolher qualquer fornecedor, tem que haver uma sintonia em qualidade, prestação de serviço e atendimento; não basta um preço baixo, tem que levar em consideração o quanto poderá ser fidelizado para que se tenham condições em poder originar um laço de confiabilidade comercial.
 
A festa é também um momento mágico onde todos confraternizarão o enlace matrimonial enfim concretizado e os presentes festejam o início de uma vida a dois, cuja entrega deverá ser recíproca. Promova a inauguração de seu ponto comercial com destaque, sem exageros, com economia, mas com elegância e atratividade, afinal todos devem ver a mais nova família que nasce no quarteirão, no bairro, os novos vizinhos que acabaram de chegar com muita alegria e simpatia em atender bem.
 
Mostre desde o início que você, empreendedor, seus colaboradores e seu empreendimento são um só, falam a mesma língua, não há disparates, criando desde o primeiro dia um sentimento de cumplicidade.
 
Mas, lembre-se de que, com o passar dos anos, muitas coisas, as quais não se esperavam, começam a se revelar: é um que aperta o tubo de pasta de dente no meio ao invés da extremidade, é o não-baixar da tampa do vaso sanitário após usá-lo e até a sogra cuja máscara cai! O empreendedorismo apesar de todo respaldo de seu sonho apresentará os seus altos e baixos, contratempos de temporadas, atrasos de fornecedores, clientes exigentes e impacientes, mas nunca deixe, assim como no casamento, que o sonho se desfaça por detalhes negativos, principalmente aqueles infundados e de agouros de terceiros, afinal de contas, o seu castelo foi construído com as bases sólidas de uma vontade  intrínseca e única de seu interior, de seu sonho. Acredite sempre em seu potencial, fé em suas atitudes ponderadas e seja feliz!