Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Sabe quem acredita em você? 60

Sabe quem acredita em você?

Esta semana professor Wanderley Rodrigues Junior, compartilha dois casos de sucesso de empreendedores que mesmo diante de muito descrédito e dificuldades, deram a volta por cima e hoje são exemplos que “Você”, apenas você será o principal fator determinante para a realização dos seus sonhos e metas.
 
Wanderley 2016Publicado: 18/06/15
Colunista: Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras,  Tradutor e Intérprete, coordenou a Academia de Microfinanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, microfinanças e marketing pessoal. Atualmente realiza palestras sobre empreendedorismo e marketing  pessoal e ministra  Língua Portuguesa para candidatos a concursos públicos.
Foto: Edi Souza e Nalva Lima
 
No momento em que estamos bem, ganhando dinheiro, com o sucesso em evidência os amigos aparecem, felicitam-nos e a casa fica sempre cheia. Estes são os mesmos amigos que acreditaram em você e o apoiaram quando você revelou a sua vontade de empreender e dividiu com ele os seus sonhos? Ou foram aqueles que chacotaram, desdenharam de seu potencial e que agora reaparecem com tapinhas nas costas com a conversa “Eu sabia que você conseguiria!”?
 
Não importa. Independentemente de sua religião, a fé no Ser Supremo vem em primeiro lugar e a segunda pessoa mais importante que deva acreditar em seu potencial, em seus sonhos e em seu poder de desenvolvimento é você mesmo! Não há nada nem ninguém que substitua a sua própria força, a sua força de vontade, a sua força de realização, a sua força interior.
 
Portanto não se deixe abalar por que os outros falem ou pensem. Entretanto existe uma única pessoa que pode destruir mais rapidamente o seu castelo: você mesmo.
Não existe poder destrutivo pior do que os pensamentos negativos que a própria pessoa emana, sua autodesmotivação, a sua não-crença.
O sonho é seu, você o idealizou, como pode não acreditar nele então? Como não acreditar em si mesmo?! Seja forte não só para vencer, para ir adiante, mas para provar a você mesmo de que é capaz, de que tem um sonho, uma meta e a atingirá com méritos próprios. E depois dos primeiros resultados obtidos, que podem não ser tão fáceis assim no começo, mostre àqueles que duvidaram aonde você chegou.
Só para ilustrar, dois casos bem famosos:
 
A atriz americana Jessica Alba (a Mulher Invisível de “O Quarteto Fantástico”, 2005, 20th Century Fox) teve a ideia de comercializar produtos para bebês logo após a sua primeira gestação. No início dos negócios ela diz ter enfrentado muita desconfiança, foi quando recebeu vários tapinhas nas costas e desejos de “boa sorte” e houve até quem dissesse para que ela voltasse a apoiar causas.
“Eu não sou a pessoa mais inteligente de todas, mas eu tento”, disse ela. Acreditou, tentou e hoje tem uma empresa avaliada em US$ 1 bilhão (R$ 3,11 bilhões).
 
O segundo caso digno de ser mencionado é do dono da rede de lanchonetes Habib´s. Ele estava perdendo a única padaria da família, afundado em dívidas, largou o curso de medicina e teve tragicamente o pai assassinado. Quando estava prestes a desistir de tudo, um taxista disse-lhe “‘não desista filho, continue a lutar que você vai vencer”. Coincidentemente essas foram exatamente as mesmas palavras que o pai dele dizia quando ele não passava em um vestibular. A partir desse dia decidiu enfrentar de frente e com coragem todas as dificuldades e pôr em prática as ideias em que acreditava. Uma delas, a que foi mais desacreditada e criticada, foi vender o pãozinho 30% mais barato como forma de atrair mais clientes. Em 2013, a rede já contava com 430 restaurantes totalizando 680 milhões de esfihas vendidas, atraindo mais de 220 milhões de clientes.
 
Você pode não chegar a ser uma capa da “Forbes”, mas conseguirá um mérito maior: a retomada de sua automotivação e a alegria de ver o seu sonho realizado. Acredite, empenhe-se e siga sempre em frente com fé e boa vontade!