Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Viva o presente 62

Viva o presente

É muito comum ficarmos presos nos acontecimentos passados ou pior ainda, sonhando com um futuro distante. Na coluna de hoje, o professor Wanderley  Rodrigues Junior, recomenda: “Se errou, conserte e aprenda. Se acertou, aprimore e continue crescendo!”.
 
Wanderley 2016Publicado: 02/07/15
Colunista: Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras,  Tradutor e Intérprete, coordenou a Academia de Microfinanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, microfinanças e marketing pessoal. Atualmente realiza palestras sobre empreendedorismo e marketing  pessoal e ministra  Língua Portuguesa para candidatos a concursos públicos.
Foto: Edi Souza e Nalva Lima
 
Sem dúvida nenhuma o que se aprende com o que foi feito no passado é sempre de grande valia para experiências futuras. No entanto, não se pode ficar atrelado a ele única e constantemente.
 
Como a própria palavra já diz, o que ficou no passado é por que já passou, ficou lá trás, não dá mais para se recuperar. É importante, por isso, acatar com humildade os erros e acertos para saber corrigir-se e caminhar para frente com muito mais “pés no chão”.
 
Mas o passado só existe porque há de se viver todas as realizações no momento presente. E isto é o que importa, pois será um momento que nunca mais voltará. 
Há sempre algo precioso a cada momento em que se vive uma nova experiência. Por isso a importância de não se deixar passar nada em branco, a não ser que se queira tornar isso uma vaga lembrança sem relevância.
 
Mesmo os momentos que não pareçam felizes devem ser valorizados para que possam ser encarados como algo que você pode perder algum dia: uma demonstração de carinho, uma palavra a um amigo em dificuldades, uma mensagem a alguém distante ou que há muito tempo não se veem, um gesto de caridade. Isso também é empreender!
 
Lembre-se de que, acima de tudo, a base do empreendedorismo é a vontade em se atingir a realização de um sonho, em tornar-se real e concreto aquele projeto que foi arquitetado com tanto cuidado, zelo e carinho. Mas que esse sonho venha ladeado com acontecimentos e fatos bons e de boas lembranças.
Viver o presente com responsabilidade e cercado de boas atitudes é a semeadura de um futuro que lhe será próspero, no mínimo, mais fortalecido com uma aprendizagem ímpar.
Se errou, conserte e aprenda. Se acertou, aprimore e continue crescendo!