Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Seja grato por seus medos 64

Seja grato por seus medos

Você tem medo do sucesso? Na coluna desta semana professor Wanderely Rodrigues Junior afirma: “Existem pessoas que têm medo não só de tentar, de errar e de sofrer, mas também medo de obter sucesso e a felicidade plena”. 
 
Wanderley 2016Publicado: 16/07/15
Colunista: Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras,  Tradutor e Intérprete, coordenou a Academia de Microfinanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, microfinanças e marketing pessoal. Atualmente realiza palestras sobre empreendedorismo e marketing  pessoal e ministra  Língua Portuguesa para candidatos a concursos públicos.
Foto: Edi Souza e Nalva Lima
 
Quem nunca tentou, errou e ficou com medo de tentar (e até errar) de novo? Sem dúvida nenhuma, o medo é um sentimento que sempre está presente em novos projetos, em novas tentativas e em novos desafios. No entanto, ele não deve assumir o controle de seus pensamentos e ações, mas sim o domínio e controle devem partir de você.
 
Existem pessoas que têm medo não só de tentar, de errar e de sofrer, mas também medo de obter sucesso e a felicidade plena. Acredite: isso é normal!
O que não é normal é não aceitar a sua existência e não querer compreender que esse sentimento seja tão necessário em nossa vida, pois o medo pode ser um grande professor.
 
O que seria de nosso fortalecimento para romper obstáculos e superar novos desafios se não aprendêssemos com o medo? Podemos considerar que o medo seja a ferramenta que produz em nossa mente sentimentos de força como superação e motivação e ainda seja fonte de criação para que nasça e haja sempre a vontade de ir em frente inovando, tentando diferente e querendo mais.
 
O “tentar diferente” é criar novos caminhos para desvencilhar-se dos erros, pois teme-se que o medo volte por conta da falha. No entanto, há uma forma de se construir uma defesa a isso: acreditar em si mesmo!
 
Quantas pessoas têm medo de falar em público? Se elas não acreditarem que podem superar essa barreira, continuarão sempre a travar. Não olhe para o público, foqueWanderley 2016 no horizonte, pois é de lá que vem a luz do sol que brilhará o seu caminho e comece a falar como se estivesse falando para si mesmo diante um espelho. Afinal de contas você é a única pessoa que se sente à vontade para qualquer coisa, não é mesmo? Depois que começar é só deixar as ideias fluírem cada vez mais e manter a sensação de segurança percorrendo cada vez mais o seu corpo e dominando o momento. Perceba que o que era um peso agora é substituído por uma sensação de alívio e de vitória.
 
Superar medos requer fortalecimento na autoconfiança e prática. Muita prática.
Assim como qualquer outro sentimento inerente ao ser humano, considere o medo um fator abstrato, uma ilusão, algo que possa ser vencido e administrado, mas de companhia relevante e que lhe seja sempre útil para trazer as forças necessárias para continuar indo em frente.