Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Tudo é possível 69

Tudo é possível

No artigo desta semana, o professor de empreendedorismos Wanderley Rodrigues Junior pontua: “Deus lhe dará a oportunidade sim, entretanto o que você fará com ela será de sua inteira e única responsabilidade”. 
 
Publicado: 20/08/15
Colunista: Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras,  Tradutor e Intérprete, coordenou a Academia de Microfinanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, microfinanças e marketing pessoal. Atualmente realiza palestras sobre empreendedorismo e marketing  pessoal e ministra  Língua Portuguesa para candidatos a concursos públicos.
Foto: Edi Souza e Nalva Lima
 
Wanderley 2016Sem dúvida nenhuma, o brasileiro de uma maneira geral é considerado o povo mais religioso e com esperanças que existe. A crise aperta, “mas com fé tudo se ajeita”. Há alagamento ou desmoronamento, “mas Deus há de ajudar”. Sim, a fé e o persistente otimismo fazem-se necessários em nosso dia a dia, dando-nos uma força motivacional extra, seja nos relacionamentos, seja nos negócios.
 
Mas nem tudo acontece por milagre. Deus lhe dará a oportunidade sim, entretanto o que você fará com ela será de sua inteira e única responsabilidade.
Confie e acredite em seu potencial. Não entre em uma onda de baixa-estima por inconsequentes comentários de terceiros que, às vezes, vêm com caráter invejoso e de desdém. Mostre que você é mais e que pode manter-se firme às suas convicções com base em um ideal de estudo e planejamento.
 
Estude sobre o seu ramo de negócios, vá atrás da informação necessária. Hoje é inaceitável ouvir de um empreendedor “eu não sabia” ou “ninguém me falou” porque a informação, diferentemente de uns vinte anos atrás, está na palma de nossas mãos com tanta tecnologia disponível em forma de “smart phones”, “tablets” e onde a internet é ilimitada fonte de referências.
 
Se não tentar, nunca saberá se daria certo ou não. “Mas eu tenho medo de não dar certo.” Continuar com este tipo de pensamento é melhor realmente nem prosseguir. Erros foram feitos para serem consertados e haver uma aprendizagem com eles e não para serem repetidos e tornarem-se motivos para desistência. Uma criança só aprende a andar caindo, não é mesmo? E quando se sente segura dispara a correr! 
 
Tudo na vida existe graças a um começo, um início que é um mistério até o momento em que se torna realizável e começa a fluir. Lógico que o medo, os anseios e receios existem, pois fazem parte da natureza humana, uma autodefesa inerente a todos nós. Embora essa natureza fale mais alto, você tem que tomar a iniciativa em agir, tentar e prosseguir. 
 
“No meio do caminho tinha uma pedra (...)”, já dizia o poeta.
Ora, que cada tropeço em cada pedra pelo caminho seja um motivo para saber a hora de se desvencilhar delas, de saber começar a pular os pedriscos até chegar o momento que conseguirá saltar rochedos!
 
Com preparação e determinação coisas incríveis acontecem o tempo todo para que possamos nos espelhar e refletir com elas. Nessa semana mesmo me deparei com a notícia de que um cidadão alagoano fora resgatado de um sistema de trabalho escravo em que viveu por 14 anos. Aprendeu a ler e a escrever, começou a trabalhar como pedreiro, juntou dinheiro e hoje é um empresário possuidor de uma “lan house”.
 
Como eu já mencionei em várias oportunidades, ser empreendedor é acreditar, acima de tudo, em seus sonhos, é valorizar o seu eu e, acreditando nisso, agir em conformidade. Uma vez que assim o fizer, você já ganhou a batalha.
 
Mas a luta continua.