Na edição desta semana professor Wanderley Jr, lembra o empreendedor da importância da sinalização de seu empreendimento, feita de maneira clara para informar a clientela e evitar aborrecimentos (confira).
Publicado- 17/07/14
Colunista- Wanderley Rodrigues Junior
Foto- Edi Sousa
Impressionante como a falta de sinalização ou a presença errada dela pode acarretar prejuízos e a perda de clientes sem muito esforço.
Lógico que é mais um caso por que passei semana passada que me inspira mais uma vez a construção do artigo da semana. Desta vez, no centro comercial da cidade de Osasco.
Preços convidativos e promoções imperdíveis fizeram com que o meu sentimento de cobiça fosse aguçado. Ofertas imperdíveis: bandeja de iogurtes pela metade do preço, salame bem abaixo do valor encontrado nos supermercados. Por um momento eu tinha achado o paraíso das guloseimas!
Movido pelo ímpeto de minha gulodice, fui enchendo a cestinha com os produtos que chamavam a atenção e alimentavam o meu espírito Gerson de levar vantagem em tudo, certo?
Foram bons minutos gastos entre uma escolha e outra e a verificação das datas de validade. Finalmente segui para a fila do caixa à qual me custaria um pouco daquela nossa velha paciência neste momento de espera pela vez de ser chamado. E como em toda boa fila, lá se foram mais alguns muitos minutos.
E finalmente a melhor parte: eis que, ao sacar o meu cartão de débito do bolso, a caixa avisa que o pagamento é só em dinheiro... Como assim?!
Agora é a hora que o cliente, se não for uma pessoa com a paciência beneditina como eu, enerva-se, briga, xinga , indigna-se e vai embora esbravejando.
Falando a ela que eu não tinha visto esta condição pela loja e nem que estava sendo avisada pelo rapaz do lado de fora, ela me mostra o cartaz que estava grudado com fita adesiva no verso do seu monitor. O detalhe é que o monitor estava virado contra a direção da fila, ou seja, o cliente só poderia ler o que estava escrito ao chegar no caixa e inclinar-se um pouco.
O que compensou foi a atenção e a educação com que a atendente sugeriu que eu fosse sacar o valor no único banco eletrônico virando a esquina enquanto ela guardaria a minha compra.
Mas isso não exime a loja de seu grave erro: deixar bem à vista, ao alcance dos olhos mesmo, informações essenciais ao cliente, ou seja, se cartões serão aceitos ou não e quais tipos, se o sistema está fora do ar ou não, se há algum tipo de exceção ou limite de produtos a serem comprados por cliente ou qualquer outra informação que seja pertinente.
A falta de sinalização e de informação básica pode ser extremamente prejudicial ao seu empreendimento: o cliente poderá desistir imediatamente da compra, ele terá de imediato uma imagem negativa do estabelecimento e, aquele que poderia ser um cliente fidelizado e em potencial, já pode ser dado como perdido.
Depois não diga que você não foi sinalizado sobre isso!