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Rede de Contatos

O professor Wanderley Rodrigues Junior, fala sobre networking e recomenda: “O primeiro passo para iniciar o seu “networking” sem atropelos é autoavaliar-se em como você se comunica no seu dia a dia”. Confira.

 

Publicado: 05-11-15

Colunista: Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras, tradutor e intérprete, coordenou a Academia de Micro-finanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, micro-finanças e marketing pessoal. Atualmente ministra palestras sobre empreendedorismo, marketing Pessoal e língua portuguesa para concursos públicos.

Foto- Edi Souza e Nalva Lima

 

Também conhecida com o nome de “networking”, é uma estratégia funcional para ampliar os seus contatos e visibilidade de seu empreendimento no mercado competitivo.

O primeiro passo para iniciar o seu “networking” sem atropelos é autoavaliar-se em como você se comunica no seu dia a dia. Para as pessoas extrovertidas, com certeza, o processo fluirá mais natural e em ritmo um pouco mais acelerado; já se você é do grupo dos introvertidos é hora de colocar a timidez de lado.

Wanderley 2016Procure exercitar a sua confiança desde já tentando conversar com mais gente, use o chamado “puxar conversa” com estranhos em lugares inusitados como mercados e dentro do transporte público. Afinal são pessoas desconhecidas com as quais muito provavelmente nunca mais se cruzarão e lugares pelos quais dificilmente se esbarrarão novamente. Isso lhe trará um sentimento de tranquilidade e despreocupação, assim poderá começar a ficar mais à vontade.

“Networking” basicamente é relacionamento, contatos, troca de informações. Ou seja, é hora de reanalisar quem está à sua volta, quem são as pessoas com quem você se relaciona diretamente (sócios, colaboradores, fornecedores, clientes, entidades correlacionadas à sua categoria, sindicatos, instituições de apoio ao empreendedorismo, etc.) e entender qual é a função de cada um dentro do seu círculo de negócios, assim você poderá abordar mais especificamente cada um deles para que uma conversa flua convenientemente dentro do panorama que cada um detém conhecimento.

Não se pode empregar a mesma linguagem de uma conversa com um colaborador e com um investidor. Vai ficar difícil iniciar um bate-papo com um fornecedor abordando-o sobre assuntos de contratação ou demissão de empregados. Cada um deve estar dentro de uma abordagem específica e peculiar à sua área e nível.

Um pontapé inicial é utilizar as redes sociais para a abertura de um primeiro contato. Aliás, uma ferramenta de utilidade ímpar principalmente aos tímidos, pois não há o risco do olho-no-olho. Envie convites de contato e adicionamento especificando que é você, o que faz e seus objetivos, sem se estender demasiadamente.

É muito importante procurar associações que promovem o empreendedorismo através de eventos gratuitos e participar mais assiduamente de suas reuniões. Ação essa muito vantajosa, pois além de começar novos contatos e amizades, você estará adquirindo conhecimentos agregadores aos seus negócios.

Prepare-se antes de ir: leia a respeito do tema a ser palestrado, informe-se a respeito do palestrante e de seu trabalho, em que aquele assunto do evento poderá influenciar o mercado hoje. Assim você terá bagagem para deixar uma conversa mais agradável e fluente, sem medo de falar alguma bobagem fora de hora.

Também não faça o papel de “segura-paredes” e nem é o lugar nem o momento para ficar digitando nas redes sociais ou ficar no “zap-zap”. Desligue o celular pelo período que você estiver no evento e repare que você pode sobreviver a isso também. Não espere que alguém chegue para conversar com você, faça a aproximação sem receios e com uma frase de efeito. Cara de pau nessas horas é essencial! Apresente-se (seu nome, empresa e o que faz) e já pergunte qual é a visão de negócio dele a partir desse evento, se ele já foi a algum similar, se foi proveitoso, etc. Nem ouse iniciar uma conversa falando sobre o tempo, se vai chover ou não. Um empreendedor tem que mostrar que sabe falar em público, que sabe negociar, que existe a famosa verve dentro de dele.

Muito provavelmente depois de uma terceira participação, você já encontrará pessoas conhecidas e que conhecem outras pessoas que lhe farão apresentá-las. É aí que a troca de cartão faz-se necessária. Começa, então, o entrelaçamento e a expansão de sua rede de contatos. Caso a pessoa esteja sem o contato dela, demonstre interesse e anote os dados dela para que no outro dia você realmente ligue e demonstre o seu interesse em mantê-la como alguém importante no seu rol. Tenha certeza de que a valorização será recíproca.

Caso você seja apresentado a algum investidor por um de seus novos amigos de eventos, seja objetivo e descreva sucintamente o seu projeto e suas vantagens a um investimento que trará retorno. Evite prolongar-se, pois o objetivo inicial de estarem no mesmo local não foi para uma reunião e sim para participarem do evento que está em andamento. Nada como ser sucinto, instigar a curiosidade e fazer um convite para um café mais à vontade e com tempo para os devidos detalhes em seu empreendimento.

 

O bom pescador sabe a hora certa de lançar a devida isca na lagoa que lhe convém. Depois, o que cair na rede é peixe!