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Rede de Contatos

O professor Wanderley Rodrigues Junior, fala sobre networking e recomenda: “O primeiro passo para iniciar o seu “networking” sem atropelos autoavaliar-se em como você se comunica no seu dia a dia”. Confira.

 

Publicado: 05-11-15

Colunista: Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras, tradutor e intrprete, coordenou a Academia de Micro-finanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, micro-finanças e marketing pessoal. Atualmente ministra palestras sobre empreendedorismo, marketing Pessoal e lngua portuguesa para concursos pblicos.

Foto- Edi Souza e Nalva Lima

 

Tambm conhecida com o nome de “networking”, uma estratgia funcional para ampliar os seus contatos e visibilidade de seu empreendimento no mercado competitivo.

O primeiro passo para iniciar o seu “networking” sem atropelos autoavaliar-se em como você se comunica no seu dia a dia. Para as pessoas extrovertidas, com certeza, o processo fluir mais natural e em ritmo um pouco mais acelerado; j se você do grupo dos introvertidos hora de colocar a timidez de lado.

Wanderley 2016Procure exercitar a sua confiança desde j tentando conversar com mais gente, use o chamado “puxar conversa” com estranhos em lugares inusitados como mercados e dentro do transporte pblico. Afinal são pessoas desconhecidas com as quais muito provavelmente nunca mais se cruzarão e lugares pelos quais dificilmente se esbarrarão novamente. Isso lhe trar um sentimento de tranquilidade e despreocupação, assim poder começar a ficar mais vontade.

“Networking” basicamente relacionamento, contatos, troca de informações. Ou seja, hora de reanalisar quem est sua volta, quem são as pessoas com quem você se relaciona diretamente (scios, colaboradores, fornecedores, clientes, entidades correlacionadas sua categoria, sindicatos, instituições de apoio ao empreendedorismo, etc.) e entender qual a função de cada um dentro do seu crculo de negcios, assim você poder abordar mais especificamente cada um deles para que uma conversa flua convenientemente dentro do panorama que cada um detm conhecimento.

Não se pode empregar a mesma linguagem de uma conversa com um colaborador e com um investidor. Vai ficar difcil iniciar um bate-papo com um fornecedor abordando-o sobre assuntos de contratação ou demissão de empregados. Cada um deve estar dentro de uma abordagem especfica e peculiar sua rea e nvel.

Um pontap inicial utilizar as redes sociais para a abertura de um primeiro contato. Alis, uma ferramenta de utilidade mpar principalmente aos tmidos, pois não h o risco do olho-no-olho. Envie convites de contato e adicionamento especificando que você, o que faz e seus objetivos, sem se estender demasiadamente.

muito importante procurar associações que promovem o empreendedorismo atravs de eventos gratuitos e participar mais assiduamente de suas reuniões. Ação essa muito vantajosa, pois alm de começar novos contatos e amizades, você estar adquirindo conhecimentos agregadores aos seus negcios.

Prepare-se antes de ir: leia a respeito do tema a ser palestrado, informe-se a respeito do palestrante e de seu trabalho, em que aquele assunto do evento poder influenciar o mercado hoje. Assim você ter bagagem para deixar uma conversa mais agradvel e fluente, sem medo de falar alguma bobagem fora de hora.

Tambm não faça o papel de “segura-paredes” e nem o lugar nem o momento para ficar digitando nas redes sociais ou ficar no “zap-zap”. Desligue o celular pelo perodo que você estiver no evento e repare que você pode sobreviver a isso tambm. Não espere que algum chegue para conversar com você, faça a aproximação sem receios e com uma frase de efeito. Cara de pau nessas horas essencial! Apresente-se (seu nome, empresa e o que faz) e j pergunte qual a visão de negcio dele a partir desse evento, se ele j foi a algum similar, se foi proveitoso, etc. Nem ouse iniciar uma conversa falando sobre o tempo, se vai chover ou não. Um empreendedor tem que mostrar que sabe falar em pblico, que sabe negociar, que existe a famosa verve dentro de dele.

Muito provavelmente depois de uma terceira participação, você j encontrar pessoas conhecidas e que conhecem outras pessoas que lhe farão apresent-las. a que a troca de cartão faz-se necessria. Começa, então, o entrelaçamento e a expansão de sua rede de contatos. Caso a pessoa esteja sem o contato dela, demonstre interesse e anote os dados dela para que no outro dia você realmente ligue e demonstre o seu interesse em mantê-la como algum importante no seu rol. Tenha certeza de que a valorização ser recproca.

Caso você seja apresentado a algum investidor por um de seus novos amigos de eventos, seja objetivo e descreva sucintamente o seu projeto e suas vantagens a um investimento que trar retorno. Evite prolongar-se, pois o objetivo inicial de estarem no mesmo local não foi para uma reunião e sim para participarem do evento que est em andamento. Nada como ser sucinto, instigar a curiosidade e fazer um convite para um caf mais vontade e com tempo para os devidos detalhes em seu empreendimento.

 

O bom pescador sabe a hora certa de lançar a devida isca na lagoa que lhe convm. Depois, o que cair na rede peixe!