Home/ Editorias/ Diversidade/ "Setembro: um mês azul"

“Setembro: um mês azul”

Descrição de Imagem: Vinicius Schaefer esta com uma camisa social azul, e explica o porque da escolha da cor azul para o Setembro Azul. Fim da Descrição de Imagem.
 
 
Em artigo especial, o primeiro colunista surdo do país, Vinicius Schaefer explica aos leitores, porque a escolha da cor azul na comemoração do “Dia Nacional do Surdo”: “A cor é uma homenagem aos surdos e autistas que sofreram com a opressão, durante a Segunda Guerra Mundial, período no qual as pessoas com deficiência tinham que usar uma faixa de cor azul fixada no braço, para que fossem facilmente identificadas e mortas pelos Nazistas”. 
 
Publicado: 21-05-15
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima Studio Artes
Colunista: Vinicius Schaefer é o primeiro colunista surdo do país, a escrever sobre trabalho e valorização da diversidade é fundador da Viva Acessibilidade, Administração Geral e Pós-graduado em LIBRAS, atualmente cursa Licenciatura em Matemática. Trabalhou em banco durante alguns anos no setor administrativo, foi professor de Libras em diversas universidades em São Paulo.
 
Falarei hoje sobre o setembro azul. No dia 26 de setembro comemora-se o “Dia Nacional do Surdo”, por isso esse mês é muito importante para a Comunidade Surda. Durante o mês de setembro são realizados diversos eventos, como: festas dos surdos, seminários, congressos, palestras, apresentações teatrais, passeatas, audiências públicas, exposições e caminhadas. Esse dia foi oficialmente reconhecido pelo Ex-Presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva com o número de Lei Nº 11.796 de 29 de outubro de 2008.
 
Para o surdo é muito importante a comemoração do Dia do Surdo, pois as pessoas que desconhecem essa causa têm a oportunidade de receber informações e conhecer um pouco mais sobre nossa cultura.
 
O dia 26 de setembro foi escolhido, pois neste mesmo dia em 1857 foi criada a primeira Escola de Surdos no Brasil, na cidade de Rio de Janeiro, chamada de: “Instituto Imperial de Surdos-Mudos”, hoje INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos e reconhecida como uma escola de referência para os surdos que oferece inclusive cursos de Ensino Superior.
 
Vocês sabem o porquê da cor azul? Ela foi escolhida pelo Dr. Paddy Ladd (um surdo), em homenagem aos surdos e autistas que sofreram com a opressão, durante a Segunda Guerra Mundial, período no qual as pessoas com deficiência tinham que usar uma faixa de cor azul fixada no braço, para que fossem facilmente identificadas e mortas pelos Nazistas, porque eles acreditavam que  as pessoas com deficiência eram incapazes. 
 
Por isso como surdos, temos que ter orgulho das comemorações organizadas, pois uma das funções dos eventos é estimular o amor-próprio e valorizar o esforço da comunidade surda em busca de inclusão social. 
 
Movimentos assim são necessários para mostrar que somos sim capazes. É uma oportunidade para que empresas e órgãos públicos recebam informações sobre o potencial de cada um. Só a informação é capaz de reduzir ou acabar com os preconceitos; ela auxilia a população  olhar para as pessoas com  deficiência como alguém que pode produzir e acrescentar para o progresso da sociedade. 
 
Outras informações:
acessibilidade@gmail.com
Telefone: (011) 97170-6110
http://www.vivaacessibilidade.com/
 
Obs: O Pró Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos é feito contrato próprio e apresentação de nota fiscal do Pró Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pró Trabalhador.