Home/ Noticias/ Compartilhar de Novos mercados de trabalho: "Responsabilidade Social e Gesto Ambiental"

Novos mercados de trabalho: “Responsabilidade Social e Gestão Ambiental”

 
Descrição de imagem: Foto da entrada do Senac, com escadas e algumas plantas que decoram o local. Fim da descrição de imagem
Responsabilidade Social e Gestão Ambiental são ramos em alta no mundo todo e ganham cada vez mais espaço no Brasil. Nossa equipe de jornalismo foi a Barueri entender de que maneira a Câmara Municipal de Barueri, enquanto rgão pblico conquistou certificação SA 8000, sendo a pioneira no mundo em Responsabilidade Social e tambm conversou com o Senac para entender qual deve ser o perfil para quem deseja se especializar neste ramo. 
 
Publicado: 23/09/15
Texto: Regina Ramalho 
Foto: Edi Sousa Studio Artes. 
Fonte: Assessorias de imprensa Senac e Câmara Municipal de Barueri 
 
Cada vez mais empresas em todo mundo despertam para a necessidade de buscar implantar em seus procedimentos sistemas de gestão que busquem equilibrar a qualidade dos produtos e serviços prestados, com respeito s pessoas e ao meio ambiente. As empresas que conquistam certificações nesse sentido passam a agregar valor ao seu produto e conquistar novos mercados incluindo os internacionais. 
 
Outra boa notcia que atender neste padrão de qualidade o perfil dos gestores e da mão de obra tambm muda  e com isso, novas oportunidades de trabalho surgem para quem possui experiência e conhecimento.
 
Qual ser o perfil deste profissional? Entrevistamos a coordenadora do curso de ps-graduação: “Sistema de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente e Segurança e Sade no Trabalho e Responsabilidade Social” do Senac-SP,  Valdelis Fernandes de Andrade
Senac 1
Logo no começo da entrevista a professora frisou: 
 
“Para atuar na rea SST, Responsabilidade Social e gestão Ambiental necessrio gostar de gente”. 
Pr Trabalhador: Quais ramos podem buscar esta especialização?
 
Valdelis: O curso recebe gestores de todos os ramos, principalmente das reas de construção civil, empresas de produção e recursos humanos e administração. 
Pr Trabalhador: Como funciona o processo seletivo?
 
Valdelis: Pessoas interessadas em conhecer e implantar as melhores prticas de mercado, que querem se superar usando todo o seu potencial para interagir em grupo multiplicando conhecimento.
 
Pr Trabalhador: Quais os principais valores?
 
Valdelis: Respeito s culturas dos diversos pases, legislação e a melhoria das condições de trabalho e isso, incluindo a liberdade sindical. 
Durante a entrevista a coordenadora do Senac citou como referência para visita e troca de experiências, o trabalho desenvolvido na Câmara Municipal de Barueri com o apoio do setor de Gestão Integrada da Câmara.
 
“A Câmara Municipal de Barueri o primeiro rgão pblico no mundo a receber o selo de Responsabilidade Social SA 8000 e a pioneira no Brasil a receber o selo ISO 14001 por criar e manter sistema de Gestão Ambiental”. 
 
 
 
 
 
 
Durante o trabalho de apuração nossa equipe j pode perceber a qualidade dos serviços prestados na Câmara Barueriense quando prontamente a assessoria de imprensa, mesmo sendo nova na  casa nos respondeu e colocou a disposição o servidor pblico responsvel pelo departamento de Gestão Integrada da Câmara, David Kowales de Oliveira.
Senac 3
 
 
Senac 2
O prdio da Câmara foi projetado para ser sustentvel em diversos quesitos. Os dois principais pontos são a implantação de um sistema de captação de gua da chuva. Segundo Oliveira “370 mil litros de gua da chuva são captados e tratados para reso regando as plantas, horta e jardins, para as descargas”, conta. “Outra ação de economia de gua foi a implantação de torneiras com temporizadores que evitam o desperdiço de gua”.
 
Visitando as instalações foi possvel observamos o uso da tecnologia para a economia de energia eltrica com luzes sensoriais de desligamento automtico. O prdio tambm foi projetado para o mximo aproveitamento da luz natural. 
 
Oliveira conta que a atenção aos cidadãos e aos colegas servidores constante e para fazer a avaliação e propor melhoria foram implantados canais de 0800 e pesquisas semestrais. Alm de treinamento e apoio ao quadro. 
 
“Todas as terças-feiras os profissionais que tocam o dia a dia da Câmara contam com o apoio de uma psicloga”. 
 
Entre as certificações de Sistema de Gestão da Qualidade da Câmara estão: O ISO 9001 (em 1998), o selo de Responsabilidade Social SA 8000 (em 2006) e tambm a certificação ISO 14001 (em 2010), o que tem atrado a visita de autoridades e estudantes de todo o pas. 
 
Pr Trabalhador: Como a Câmara conseguiu manter o Sistema de Gestão Integrada?
Oliveira: O trabalho desenvolvido em cima de procedimentos que facilitam a integração e o trabalho do novo corpo poltico eleito e suas equipes. Alm disso, tambm faz parte da Responsabilidade Social a comunicação com a sociedade e o incentivo de sua participação efetiva no dia a dia da Câmara. 
 
Pr Trabalhador: Algum case de sucesso para compartilhar sobre a participação da sociedade? 
 
Oliveira: A criação da Câmara Mirim, dentro das escolas tendo como critrio tambm as boas notas, jovens são eleitos para atuarem como vereadores Mirins. Aprendem que os vereadores por intermdio de comissões podem criar as CPIs, estimular, aprovar ou vetar decisões dos prefeitos e at mesmo caçar o mandato do Prefeito. A Vereadora Mirim, Cibele Oliveira conquistou para a comunidade a implantação de um posto de revenda de passe no centro de Barueri o que facilitou o acesso ao benefcio, sua colega Vereadora Mirim Cinthia Fagundes a construção de uma rotatria no cruzamento da Av. Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão facilitando o trânsito local. 
 
Pedimos autorização para entrevistar outro servidor e ouvir dele o que representa a conquista da certificação e manutenção delas no desempenho da função. O diretor de documentação, o servidor, Reginaldo da Cruz Costa, mostrou a documentação toda digitalizada e preservada. 
Sanac 9
“Não s o arquivo digitalizado e acessvel, como tambm todos os procedimentos permitem a quem quiser entender como e acompanhar como nasce um projeto de lei e todos os caminhos para que ele vire efetivamente lei”. 
 
“A documentação tambm serve para os procedimentos constantes que temos com os auditores internos e tambm de empresas que fornecem a certificações”, explica. 
 
O trabalho de Costa e equipe esta sendo integrado com o arquivo pblico do Estado de SP.  Segundo Costa: “Trazer tudo documentado, resolvido, previsto, com procedimentos normalizados torna o trabalho mais produtivo e funcional”. 
Senac 8
Entre as raridades do arquivo encontramos bem preservada a 1 Ata da Câmara em 1919 e na parede uma ata datada de 1956. Em pontos estratgicos da Câmara encontramos totens com os udios de seções histricas da Câmara e outras informações disponveis a todos os visitantes. 
 
O plano de gestão com excelência documental abrange: plano de classificação de documentos, tabela de temporalidade, descarte de documentos que não são mais necessrios a guarda. 
 
O plano de Gestão Integrada da Câmara de Barueri: tica, transparência, comunicação com a sociedade e preservação da histria, consciência de gestão e satisfação dos muncipes, servidores e vereadores. 
 
Não fazia parte da pauta, mas fiquei curiosa em conhecer o presidente da Câmara de Barueri Carlinhos do Açougue (DEM) Sebastião Carlos do Nascimento e ele gentilmente atendeu nossa equipe. 
 
Senac 7
 
 
Pr Trabalhador: O mais comum no nosso pas um poltico apagar e acabar com o trabalho  do outro independente de ser bom. Durante nosso trabalho de apuração nossa equipe ouviu de mais de um servidor que esta gestão se esforça para manter as certificações 
 
Carlinhos: “Manter a qualidade do tratamento com os cidadãos todas as semanas e melhorar a cada dia. As certificações não foram implantadas por esta gestão, mas temos orgulho destas conquistas e nossa preocupação não apagar a marca do outro, mas em manter a qualidade dos serviços prestados pelo poder pblico”. 
 
A proposta inicial desta reportagem era mostrar o mercado crescente para profissionais especializados na criação, implantação e manutenção de ações de “Responsabilidade Social”, mas alcançou vôos mais altos dentro da nossa linha editorial que busca: ‘espelhos afirmativos’ para a sociedade. A matria traz uma excelente fonte de consulta para pesquisadores e rgão pblicos de todo o pas como e de que maneira possvel legislar e administrar de forma profissional. 
 
 
Outras informações:
 
http://www.sp.senac.br/
 
 
 http://www.camarabarueri.com.br/inicio