Home/ Destaques/ Compartilhar de Novos mercados de trabalho: "Responsabilidade Social e Gestão Ambiental"

Novos mercados de trabalho: “Responsabilidade Social e Gestão Ambiental”

 
Descrição de imagem: Foto da entrada do Senac, com escadas e algumas plantas que decoram o local. Fim da descrição de imagem
Responsabilidade Social e Gestão Ambiental são ramos em alta no mundo todo e ganham cada vez mais espaço no Brasil. Nossa equipe de jornalismo foi a Barueri entender de que maneira a Câmara Municipal de Barueri, enquanto órgão público conquistou certificação SA 8000, sendo a pioneira no mundo em Responsabilidade Social e também conversou com o Senac para entender qual deve ser o perfil para quem deseja se especializar neste ramo. 
 
Publicado: 23/09/15
Texto: Regina Ramalho 
Foto: Edi Sousa Studio Artes. 
Fonte: Assessorias de imprensa Senac e Câmara Municipal de Barueri 
 
Cada vez mais empresas em todo mundo despertam para a necessidade de buscar implantar em seus procedimentos sistemas de gestão que busquem equilibrar a qualidade dos produtos e serviços prestados, com respeito às pessoas e ao meio ambiente. As empresas que conquistam certificações nesse sentido passam a agregar valor ao seu produto e conquistar novos mercados incluindo os internacionais. 
 
Outra boa notícia é que atender neste padrão de qualidade o perfil dos gestores e da mão de obra também muda  e com isso, novas oportunidades de trabalho surgem para quem possui experiência e conhecimento.
 
Qual será o perfil deste profissional? Entrevistamos a coordenadora do curso de pós-graduação: “Sistema de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social” do Senac-SP,  Valdelis Fernandes de Andrade
Senac 1
Logo no começo da entrevista a professora frisou: 
 
“Para atuar na área SST, Responsabilidade Social e gestão Ambiental é necessário gostar de gente”. 
Pró Trabalhador: Quais ramos podem buscar esta especialização?
 
Valdelis: O curso recebe gestores de todos os ramos, principalmente das áreas de construção civil, empresas de produção e recursos humanos e administração. 
Pró Trabalhador: Como funciona o processo seletivo?
 
Valdelis: Pessoas interessadas em conhecer e implantar as melhores práticas de mercado, que querem se superar usando todo o seu potencial para interagir em grupo multiplicando conhecimento.
 
Pró Trabalhador: Quais os principais valores?
 
Valdelis: Respeito ás culturas dos diversos países, legislação e a melhoria das condições de trabalho e isso, incluindo a liberdade sindical. 
Durante a entrevista a coordenadora do Senac citou como referência para visita e troca de experiências, o trabalho desenvolvido na Câmara Municipal de Barueri com o apoio do setor de Gestão Integrada da Câmara.
 
“A Câmara Municipal de Barueri é o primeiro órgão público no mundo a receber o selo de Responsabilidade Social SA 8000 e a pioneira no Brasil a receber o selo ISO 14001 por criar e manter sistema de Gestão Ambiental”. 
 
 
 
 
 
 
Durante o trabalho de apuração nossa equipe já pode perceber a qualidade dos serviços prestados na Câmara Barueriense quando prontamente a assessoria de imprensa, mesmo sendo nova na  casa nos respondeu e colocou a disposição o servidor público responsável pelo departamento de Gestão Integrada da Câmara, David Kowales de Oliveira.
Senac 3
 
 
Senac 2
O prédio da Câmara foi projetado para ser sustentável em diversos quesitos. Os dois principais pontos são a implantação de um sistema de captação de água da chuva. Segundo Oliveira “370 mil litros de água da chuva são captados e tratados para reúso regando as plantas, horta e jardins, para as descargas”, conta. “Outra ação de economia de água foi a implantação de torneiras com temporizadores que evitam o desperdiço de água”.
 
Visitando as instalações foi possível observamos o uso da tecnologia para a economia de energia elétrica com luzes sensoriais de desligamento automático. O prédio também foi projetado para o máximo aproveitamento da luz natural. 
 
Oliveira conta que a atenção aos cidadãos e aos colegas servidores é constante e para fazer a avaliação e propor melhoria foram implantados canais de 0800 e pesquisas semestrais. Além de treinamento e apoio ao quadro. 
 
“Todas as terças-feiras os profissionais que tocam o dia a dia da Câmara contam com o apoio de uma psicóloga”. 
 
Entre as certificações de Sistema de Gestão da Qualidade da Câmara estão: O ISO 9001 (em 1998), o selo de Responsabilidade Social SA 8000 (em 2006) e também a certificação ISO 14001 (em 2010), o que tem atraído a visita de autoridades e estudantes de todo o país. 
 
Pró Trabalhador: Como a Câmara conseguiu manter o Sistema de Gestão Integrada?
Oliveira: O trabalho desenvolvido em cima de procedimentos que facilitam a integração e o trabalho do novo corpo político eleito e suas equipes. Além disso, também faz parte da Responsabilidade Social a comunicação com a sociedade e o incentivo de sua participação efetiva no dia a dia da Câmara. 
 
Pró Trabalhador: Algum case de sucesso para compartilhar sobre a participação da sociedade? 
 
Oliveira: A criação da Câmara Mirim, dentro das escolas tendo como critério também as boas notas, jovens são eleitos para atuarem como vereadores Mirins. Aprendem que os vereadores por intermédio de comissões podem criar as CPIs, estimular, aprovar ou vetar decisões dos prefeitos e até mesmo caçar o mandato do Prefeito. A Vereadora Mirim, Cibele Oliveira conquistou para a comunidade a implantação de um posto de revenda de passe no centro de Barueri o que facilitou o acesso ao benefício, sua colega Vereadora Mirim Cinthia Fagundes a construção de uma rotatória no cruzamento da Av. Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão facilitando o trânsito local. 
 
Pedimos autorização para entrevistar outro servidor e ouvir dele o que representa a conquista da certificação e manutenção delas no desempenho da função. O diretor de documentação, o servidor, Reginaldo da Cruz Costa, mostrou a documentação toda digitalizada e preservada. 
Sanac 9
“Não só o arquivo digitalizado e acessível, como também todos os procedimentos permitem a quem quiser entender como e acompanhar como nasce um projeto de lei e todos os caminhos para que ele vire efetivamente lei”. 
 
“A documentação também serve para os procedimentos constantes que temos com os auditores internos e também de empresas que fornecem a certificações”, explica. 
 
O trabalho de Costa e equipe esta sendo integrado com o arquivo público do Estado de SP.  Segundo Costa: “Trazer tudo documentado, resolvido, previsto, com procedimentos normalizados torna o trabalho mais produtivo e funcional”. 
Senac 8
Entre as raridades do arquivo encontramos bem preservada a 1ª Ata da Câmara em 1919 e na parede uma ata datada de 1956. Em pontos estratégicos da Câmara encontramos totens com os áudios de seções históricas da Câmara e outras informações disponíveis a todos os visitantes. 
 
O plano de gestão com excelência documental abrange: plano de classificação de documentos, tabela de temporalidade, descarte de documentos que não são mais necessários a guarda. 
 
O plano de Gestão Integrada da Câmara de Barueri: ética, transparência, comunicação com a sociedade e preservação da história, consciência de gestão e satisfação dos munícipes, servidores e vereadores. 
 
Não fazia parte da pauta, mas fiquei curiosa em conhecer o presidente da Câmara de Barueri Carlinhos do Açougue (DEM) Sebastião Carlos do Nascimento e ele gentilmente atendeu nossa equipe. 
 
Senac 7
 
 
Pró Trabalhador: O mais comum no nosso país é um político apagar e acabar com o trabalho  do outro independente de ser bom. Durante nosso trabalho de apuração nossa equipe ouviu de mais de um servidor que esta gestão se esforça para manter as certificações 
 
Carlinhos: “Manter a qualidade do tratamento com os cidadãos todas as semanas e melhorar a cada dia. As certificações não foram implantadas por esta gestão, mas temos orgulho destas conquistas e nossa preocupação não é apagar a marca do outro, mas em manter a qualidade dos serviços prestados pelo poder público”. 
 
A proposta inicial desta reportagem era mostrar o mercado crescente para profissionais especializados na criação, implantação e manutenção de ações de “Responsabilidade Social”, mas alcançou vôos mais altos dentro da nossa linha editorial que busca: ‘espelhos afirmativos’ para a sociedade. A matéria traz uma excelente fonte de consulta para pesquisadores e órgão públicos de todo o país como é e de que maneira é possível legislar e administrar de forma profissional. 
 
 
Outras informações:
 
http://www.sp.senac.br/
 
 
 http://www.camarabarueri.com.br/inicio