Home/ Editorias/ Qualificacao/ O QUE INOVAO? DESCUBRA E CONTRIBUA PARA A MUDANA DO ATUAL CENRIO

O QUE INOVAÇÃO? DESCUBRA E CONTRIBUA PARA A MUDANÇA DO ATUAL CENÁRIO

Na coluna desta semana, o Psiclogo Organizacional Felipe Siqueira dialoga sobre: O que inovação?  - “Em resumo, todos ns podemos inovar...” - afirma o colunista.

Descrição de Imagem: Felipe Siqueira, esta usando uma blusa amarela, com uma expressão de explicação sobre assunto. Fim da descrição de imagemPublicado: 02/02/16
Colunista: Felipe Siqueira - Psiclogo Organizacional, habilitado em Coaching, com especial ênfase para Recursos Humanos e suas principais relações com o desenvolvimento. Mestrando em Conhecimento e Inovação para Empresas possui formação e carreira em Administração de RH. Atualmente geri e coordena programas institucionais para Gestão de Pessoas numa Indstria de Laticnios. 
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima Studio Artes.
 
Em resumo, todos ns podemos inovar...
Neste novo ciclo da nossa jornada pensei incessantemente de que forma iramos dialogar nos prximos textos. Revivi todos os assuntos diversos nos qual refletimos juntos em 2015, e tudo me remeteu a uma necessidade: a de “inovar”.  Para tanto vamos partir do princpio; de quando me questionei sobre: o que inovação? 
Nos dias de hoje, a palavra inovação muito utilizada no contexto organizacional, no que tange ideias e invenções. Mas inovação não apenas isso, nem tão pouco restringida aos avanços cientficos e tecnolgicos. Inovação um conceito muito mais ligado a valor. E foi a que tive a certeza de que poderamos inovar falando desse assunto. Pois bem, partimos do ponto em que inovação algo novo e que consegue alterar e impactar o ambiente gerando algum valor. O tamanho da inovação est diretamente relacionado com o tamanho do impacto da mudança. Poderamos pensar que o estado inovador ocorre de dentro para fora gerando essa mudança. por isso que atualmente as empresas que buscam inovar devem concentrar seus esforços no mercado em que atuam e não focar somente em desenvolver tecnologias. Um erro comum, por exemplo, acontece quando uma organização realiza esforços para buscar uma inovação voltada a produtos, focando em gerar altos nveis de resultados tecnolgicos, porm com resultados econômicos negativos. Podemos resgatar na memria o carro DeLorean DMC-12, que se destacou no filme “De volta para o Futuro” de 1985. Por meio de um carro com design arrojado, motor potente e vrios adereços tecnolgicos (com um mote contemporâneo e inovador), o contraste com a expectativa de vendas foi decepcionante e a companhia faliu, pois produziu um nmero muito baixo de exemplares do automvel. Neste caso, a empresa DeLorean posicionou-se como uma empresa criativa, mas não inovou e acabou se sabotando pela prpria tecnologia, sendo extinta do mercado. 
As organizações que de fato foram e são inovadoras sempre tiveram a premissa da visão de inovação inserida claramente em suas culturas. A NETFLIX, da qual considero uma grande inovadora empresa da atualidade, sempre focou na sua proposição de oferecer uma nova experiência aos seus clientes, ao invs da qualidade tcnica por si s. O exemplo disso foi proporcionar ao pblico a acessibilidade tecnologia live streaming a custo benefcio. A NETFLIX mostrou ao usurio claramente qual o valor da experiência no consumo de seu serviço oferecido por meio de um processo de melhoria contnua.
Como de costume, quero provoc-los a uma reflexão: O que ns ou nossas organizações podem fazer de novo que vai mudar o cenrio no qual estamos inseridos? Sei que se trata de uma questão complexa e desafiadora. Confesso que busco essa resposta diariamente e com muito trabalho. Mas quando finalmente formos inovadores, acredito de coração que as recompensas serão inmeras.
Saudações!
By – Felipe Siqueira
Outras informações:
conexaocomfelipe@gmail.com
facebook/felipedossantossiqueira
LinkedIn: Felipe dos Santos Siqueira
Whatsapp: + 55 * 11 993 905 005
www.trilhavocacional.com.br
 
Obs: O Pr Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos feito contrato prprio e apresentação de nota fiscal do Pr Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pr Trabalhador.