Home/ Editorias/ Qualificacao/ O QUE É INOVAÇÃO? DESCUBRA E CONTRIBUA PARA A MUDANÇA DO ATUAL CENÁRIO

O QUE É INOVAÇÃO? DESCUBRA E CONTRIBUA PARA A MUDANÇA DO ATUAL CENÁRIO

Na coluna desta semana, o Psicólogo Organizacional Felipe Siqueira dialoga sobre: O que é inovação?  - “Em resumo, todos nós podemos inovar...” - afirma o colunista.

Descrição de Imagem: Felipe Siqueira, esta usando uma blusa amarela, com uma expressão de explicação sobre assunto. Fim da descrição de imagemPublicado: 02/02/16
Colunista: Felipe Siqueira - Psicólogo Organizacional, habilitado em Coaching, com especial ênfase para Recursos Humanos e suas principais relações com o desenvolvimento. Mestrando em Conhecimento e Inovação para Empresas possui formação e carreira em Administração de RH. Atualmente geri e coordena programas institucionais para Gestão de Pessoas numa Indústria de Laticínios. 
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima Studio Artes.
 
Em resumo, todos nós podemos inovar...
Neste novo ciclo da nossa jornada pensei incessantemente de que forma iríamos dialogar nos próximos textos. Revivi todos os assuntos diversos nos qual refletimos juntos em 2015, e tudo me remeteu a uma necessidade: a de “inovar”.  Para tanto vamos partir do princípio; de quando me questionei sobre: o que é inovação? 
Nos dias de hoje, a palavra inovação é muito utilizada no contexto organizacional, no que tange ideias e invenções. Mas inovação não é apenas isso, nem tão pouco restringida aos avanços científicos e tecnológicos. Inovação é um conceito muito mais ligado a valor. E foi aí que tive a certeza de que poderíamos inovar falando desse assunto. Pois bem, partimos do ponto em que inovação é algo novo e que consegue alterar e impactar o ambiente gerando algum valor. O tamanho da inovação está diretamente relacionado com o tamanho do impacto da mudança. Poderíamos pensar que o estado inovador ocorre de dentro para fora gerando essa mudança. É por isso que atualmente as empresas que buscam inovar devem concentrar seus esforços no mercado em que atuam e não focar somente em desenvolver tecnologias. Um erro comum, por exemplo, acontece quando uma organização realiza esforços para buscar uma inovação voltada a produtos, focando em gerar altos níveis de resultados tecnológicos, porém com resultados econômicos negativos. Podemos resgatar na memória o carro DeLorean DMC-12, que se destacou no filme “De volta para o Futuro” de 1985. Por meio de um carro com design arrojado, motor potente e vários adereços tecnológicos (com um mote contemporâneo e inovador), o contraste com a expectativa de vendas foi decepcionante e a companhia faliu, pois produziu um número muito baixo de exemplares do automóvel. Neste caso, a empresa DeLorean posicionou-se como uma empresa criativa, mas não inovou e acabou se sabotando pela própria tecnologia, sendo extinta do mercado. 
As organizações que de fato foram e são inovadoras sempre tiveram a premissa da visão de inovação inserida claramente em suas culturas. A NETFLIX, da qual considero uma grande inovadora empresa da atualidade, sempre focou na sua proposição de oferecer uma nova experiência aos seus clientes, ao invés da qualidade técnica por si só. O exemplo disso foi proporcionar ao público a acessibilidade à tecnologia live streaming a custo benefício. A NETFLIX mostrou ao usuário claramente qual o valor da experiência no consumo de seu serviço oferecido por meio de um processo de melhoria contínua.
Como de costume, quero provocá-los a uma reflexão: O que nós ou nossas organizações podem fazer de novo que vai mudar o cenário no qual estamos inseridos? Sei que se trata de uma questão complexa e desafiadora. Confesso que busco essa resposta diariamente e com muito trabalho. Mas quando finalmente formos inovadores, acredito de coração que as recompensas serão inúmeras.
Saudações!
By – Felipe Siqueira
Outras informações:
conexaocomfelipe@gmail.com
facebook/felipedossantossiqueira
LinkedIn: Felipe dos Santos Siqueira
Whatsapp: + 55 * 11 993 905 005
www.trilhavocacional.com.br
 
Obs: O Pró Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos é feito contrato próprio e apresentação de nota fiscal do Pró Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pró Trabalhador.