Home/ Editorias/ Qualificacao/ FELIZ NATAL CAPITALISTA

FELIZ NATAL CAPITALISTA

Na coluna desta semana, o Psicólogo e Life Coaching Felipe Siqueira dialoga desejando um: FELIZ NATAL CAPITALISTA! - “O capitalismo é uma forma do homem explorar o próprio homem! ” - aponta o colunista.

 O capitalismo é uma forma do homem explorar o próprio homem!
 
Descrição de imagem: Felipe Siqueira, esta usando um blazer cinza e uma blusa amarela, está fazendo pose para foto com os braços cruzados e uma das mão no queixo. Fim da descrição de imagemPublicado:15/12/15
Colunista: Felipe Siqueira - Psicólogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultório clínico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos.
Foto: Edi Sousa e Nalva LimaStudio Artes.
 
 
Este ano vivemos um cenário econômico difícil, onde agimos com resiliência frente aos obstáculos e dificuldades para sobreviver e seguir nossa jornada! Hoje, com a sensação de velocidade, nos deparamos com a época do Natal! E na reta final dos nossos diálogos desse ano, me atrevo a questioná-los: O que comemoramos neste Natal? Será que de fato a consideração por pessoas queridas e as confraternizações precisam ser medidas pelo valor dos presentes? Devemos nos render as propagandas e incentivo ao consumismo desenfreado? Onde está a essência do Natal e a alegria na simples reunião com família e amigos, falar de religiosidade e compartilhar amor e carinho? Talvez essas perguntas tenham sido suplantadas pela do capitalismo.
A pressão agressiva do consumo exercida pelo capitalismo através dos comércios e pelos problemas sociais criados pelo próprio sistema político está mais aguda do que nunca! O “Papai Noel” provindo de uma ideologia elitista se modernizou incentivando através da sua imagem na mídia o consumo por meio de cartões de crédito, empréstimos e investimentos, dentre outras formas de garantir os presentes. E o mercado capitalista comemora sem darmos conta da perda do verdadeiro Natal. Este ano as árvores e enfeites natalinos dominaram as lojas com brevidade, sequenciando no marketing os prováveis gastos no Reveillon. Possivelmente muitos de nós esquecemos o significado do que ocorreu há mais de dois mil anos. E assim nos centramos no nosso próprio umbigo e deixamos sermos levados a manipulação provinda do faminto capitalismo.  
O exemplo compartilhado nesse diálogo é a época natalina, porém outros constantes continuarão vindo por aí, o que certamente sob o meu ponto de vista como Psicólogo, resgato a expressão de Freud, “o mal-estar da civilização” - pause para refletir sobre o vazio interior que gera ansiedade, angústia e depressão. 
Feliz Natal a todos os meus leitores e que mais do que nunca possamos refletir todos os valores e outros deuses além do capitalismo!
 
Beijos e abraços múltiplos, com muito carinho!
 
By – Felipe Siqueira